São Lucas, 14

Bíblia Ave Maria

12 Dizia igualmente ao que o tinha convidado: “Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque, por sua vez, eles te convidarão e assim te retribuirão.*




Versículos relacionados com São Lucas, 14:

O capítulo 14 de Lucas começa com Jesus curando um homem em um sábado e discutindo com os fariseus sobre o que era permitido fazer neste dia. Em seguida, Ele conta uma parábola sobre um homem que dá um grande banquete e convida muitas pessoas, mas muitas delas dão desculpas e não comparecem. Jesus ensina sobre a humildade e a generosidade, e conclui com as exigências e o custo de seguir a Ele.

Mateus 22:2-3: "O Reino dos céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para o seu filho. Ele enviou seus servos para os que haviam sido convidados para o banquete, mas eles se recusaram a ir." Este versículo é semelhante à parábola contada por Jesus em Lucas 14, onde um homem dá um grande banquete e convida muitas pessoas, mas muitas delas dão desculpas e não comparecem.

Provérbios 25:6-7: "Não exalte a si mesmo na presença do rei, nem reivindique um lugar entre os grandes; é melhor que sejam convidados: 'Venha subir mais alto', do que ser rebaixado na presença do príncipe." Este versículo está relacionado ao ensinamento de Jesus sobre a humildade na parábola do grande banquete em Lucas 14, onde Ele afirma que "todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado."

Lucas 14:11: "Pois todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado." Este versículo resume o ensinamento de Jesus sobre a humildade em Lucas 14, onde Ele ensina que aqueles que se exaltam serão humilhados e aqueles que se humilham serão exaltados.

Lucas 14:27: "E quem não carrega sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo." Este versículo está relacionado com o ensinamento de Jesus sobre o custo de segui-Lo em Lucas 14, onde Ele afirma que, se alguém quiser segui-Lo, deve estar disposto a carregar sua própria cruz.

Mateus 10:38: "Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." Este versículo também está relacionado com o ensinamento de Jesus sobre o custo de segui-Lo em Lucas 14, onde Ele afirma que, se alguém quiser segui-Lo, deve estar disposto a tomar sua própria cruz.


Capitoli: