Lamentações, 1

Bíblia Ave Maria

1 Álef: Como está abandonada a cidade tão povoada! Assemelha-se a uma viúva a grande entre as nações. Rainha entre as províncias, ficou sujeita ao tributo.*




Versículos relacionados com Lamentações, 1:

Lamentações 1 é o primeiro capítulo do livro de Lamentações, que apresenta uma coleção de poemas que expressam profunda tristeza e lamento pela destruição de Jerusalém e pelo sofrimento do povo de Judá. O capítulo 1 apresenta Jerusalém personificada como uma mulher solitária e abandonada, que sofre a punição divina pelos seus pecados. A seguir estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Lamentações 1:

Isaías 64:10: "As tuas cidades santas tornaram-se em deserto; Sião tornou-se em deserto, Jerusalém em assolação." Este versículo descreve a destruição das cidades sagradas e a desolação de Jerusalém, o que é um tema central de Lamentações 1.

Salmos 137:1: "Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião." Este versículo mostra a dor e a tristeza dos exilados em Babilônia, que se lembram de sua terra natal e choram pela perda de Jerusalém.

Isaías 51:19: "Estas duas coisas te sucederam; quem te compadecerá? A desolação e a destruição, a fome e a espada; como te consolarei eu?" Este versículo mostra a tristeza de Deus pelo sofrimento de Jerusalém e a sensação de impotência diante da destruição.

Salmos 22:1: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?" Este versículo expressa a sensação de abandono e solidão que Jerusalém experimenta, personificada como uma mulher solitária em Lamentações 1.

Jeremias 9:1: "Ah! Quem me dera uma cabana no deserto para peregrinar longe do meu povo! Porque são todos adúlteros, um bando de traidores." Este versículo expressa o desejo de isolamento diante da corrupção e da infidelidade do povo, um tema presente em Lamentações 1.


Capitoli: