Judite, 13

Bíblia Ave Maria

3 Judite ficou só no seu quarto,




Versículos relacionados com Judite, 13:

Judite 13 conta a história de como Judite, uma viúva piedosa e corajosa, salvou sua cidade Betúlia da destruição, assassinando o general assírio Holofernes. Os temas abordados nesse capítulo incluem a coragem, a astúcia e a fé de Judite, bem como a vingança de Deus sobre os inimigos do seu povo.

Êxodo 15:3: "O Senhor é guerreiro, o seu nome é o Senhor." Esse versículo se relaciona com o tema da coragem de Judite, já que ela enfrentou o general assírio, um homem poderoso e temido, confiando na ajuda divina.

Provérbios 21:31: "O cavalo é preparado para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor." Esse versículo destaca que, embora seja importante estar preparado e ter coragem para enfrentar os desafios, a vitória é concedida pelo Senhor. Judite sabia disso e contou com a ajuda divina para derrotar Holofernes.

Salmos 44:3: "Com a tua ajuda, derrotamos os nossos adversários; em teu nome pisamos os que se levantam contra nós." Esse versículo se relaciona com o tema da astúcia de Judite, já que ela usou sua beleza e inteligência para enganar Holofernes e cortar-lhe a cabeça.

Salmos 37:28: "Pois o Senhor ama a justiça e não abandona os seus fiéis; eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será eliminada." Esse versículo destaca a vingança de Deus sobre os inimigos do seu povo, tema presente em Judite 13, quando os israelitas matam os assírios que tentavam atacá-los.

Romanos 12:19: "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei', diz o Senhor." Esse versículo ensina que a vingança pertence a Deus e não aos homens. Embora Judite tenha agido em defesa do seu povo, ela também confiou na justiça divina para punir os inimigos.


Capitoli: