Jeremias, 1

Bíblia Ave Maria

1 Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes que viviam em Anatot, na terra de Benjamim.




Versículos relacionados com Jeremias, 1:

Jeremias 1 apresenta a chamada de Jeremias para ser profeta do Senhor, assim como algumas visões e palavras de encorajamento que Deus lhe dá. Abaixo estão cinco versículos que se relacionam com os temas abordados neste capítulo:

Isaías 6:8: "Depois ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós?" E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me!"" Este versículo mostra a disposição de um servo de Deus em seguir a sua vontade, mesmo sem saber exatamente o que o espera. Essa atitude é similar à de Jeremias quando ele responde ao chamado do Senhor.

Êxodo 4:10-12: "Respondeu Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Nunca fui eloquente, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não tenho facilidade de palavra nem de dicção, pois sou pesado de boca e língua. Perguntou-lhe o Senhor: Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar." Moisés, assim como Jeremias, inicialmente relutou em aceitar o chamado de Deus devido a suas próprias inseguranças e limitações. Mas Deus promete estar com ele e capacitá-lo para realizar sua vontade.

Jeremias 29:11: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro." Esse versículo mostra que Deus tem um plano para a vida de cada um, assim como ele tinha um plano específico para Jeremias. Essa promessa de Deus é uma fonte de encorajamento para todos que buscam cumprir o propósito divino em suas vidas.

Atos 26:16: "Levanta-te! Põe-te de pé! Eu apareci a você para te escolher como servo e como testemunha do que você viu de mim e do que eu lhe mostrarei." Nesse versículo, Paulo relata sua própria chamada para ser apóstolo e como Deus o escolheu e o capacitou para ser um testemunho de sua graça. Assim como Paulo e Jeremias, Deus chama seus servos para serem suas testemunhas diante do mundo.

2 Timóteo 1:7: "Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." Esse versículo enfatiza que, embora possamos nos sentir intimidados ou temerosos ao cumprir a vontade de Deus, ele nos deu o espírito de poder e amor para superar essas dificuldades. É um lembrete de que, assim como Jeremias, podemos confiar em Deus para nos capacitar e nos fortalecer em nossa missão.


Capitoli: