II Macabeus, 8

Bíblia Ave Maria

30 Nos diferentes combates com os soldados de Timóteo e de Báquides, eles mataram mais de vinte mil e tornaram-se senhores absolutos de algumas fortalezas em pontos elevados. A abundante presa dividiram-na em duas partes iguais: uma para si mesmos, outra para os perseguidos, as mulheres, os órfãos e também os anciãos.




Versículos relacionados com II Macabeus, 8:

2 Macabeus 8 narra a batalha dos macabeus contra Nicanor, general do rei Antíoco Epifânio, e a subsequente vitória dos judeus. Alguns temas abordados no capítulo incluem a coragem e fé dos macabeus, a estratégia de guerra e a ajuda divina que eles recebem. Aqui estão cinco versículos relacionados com esses temas:

2 Macabeus 8:18: "E invocando o Senhor dos mundos, que sem armas cai o poder diante dos que têm confiança na sua proteção, eles derrubaram os inimigos." Este versículo destaca a importância da confiança em Deus para a vitória na guerra, algo que os macabeus demonstraram ao longo da luta contra os selêucidas.

Salmo 20:7: "Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus." Este salmo reforça a ideia de que a confiança em Deus é mais importante do que a confiança em armas ou estratégias humanas.

Provérbios 21:31: "O cavalo é preparado para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor." Este provérbio salienta que, embora a preparação para a guerra seja importante, a vitória é finalmente atribuída a Deus.

1 Coríntios 15:57: "Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." Este versículo enfatiza que a vitória é dada por Deus através de Cristo, que é a fonte da força e coragem dos cristãos.

Efésios 6:10: "Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." Este verso incentiva os cristãos a se fortalecerem em Deus e na Sua força, assim como os macabeus fizeram durante a batalha contra Nicanor.


Capitoli: