II Macabeus, 5

Bíblia Ave Maria

17 Antíoco exaltava-se de orgulho, mas não percebia que o Senhor momentanea­mente se havia irritado por causa dos pecados dos habitantes da cidade, daí essa indiferença pelo templo.




Versículos relacionados com II Macabeus, 5:

O capítulo 5 de 2 Macabeus relata a chegada do novo governador da Síria, chamado Andrônico, que foi enviado pelo rei Antíoco Epifânio para subjugar os judeus. Andrônico trouxe consigo uma grande quantidade de soldados e foi responsável por uma terrível perseguição aos judeus, que culminou na profanação do Templo. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

1 Reis 11:7: "Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloc, a abominação dos filhos de Amom." Este versículo fala sobre a prática de Salomão de construir altares para os deuses pagãos Quemós e Moloc, o que é descrito como uma abominação. A profanação do Templo pelos soldados de Andrônico pode ser considerada uma abominação semelhante.

Jeremias 4:7: "Subiu um leão da sua ramada, e um destruidor de gentes; ele já partiu, saiu do seu lugar, para fazer da tua terra uma assolação, e as tuas cidades ficarão em ruínas, sem habitante." Este versículo descreve a chegada de um destruidor que deixará as cidades em ruínas e sem habitantes. A chegada de Andrônico com seus soldados teve um efeito semelhante na terra dos judeus.

Lamentações 1:8: "Jerusalém gravemente pecou, por isso se tornou em instabilidade; todos os que a honravam a desprezam, porque viram a sua nudez; ela também geme e volta para trás." Este versículo se refere à queda de Jerusalém devido aos pecados de seus habitantes. A profanação do Templo por Andrônico pode ser vista como uma consequência do pecado dos judeus.

Ezequiel 7:21: "E darás o ouro por refugo, e a prata por escória; não te poderão salvar no dia da ira do Senhor; não fartarão a tua alma, nem te encherão o ventre, porque foram o tropeço da tua maldade." Este versículo fala sobre a inutilidade dos tesouros acumulados pelos homens no dia da ira do Senhor. O saque do Templo pelos soldados de Andrônico sugere a mesma ideia de que os tesouros terrenos não têm valor no dia do juízo.

Isaías 64:10: "A tua cidade santa está deserta; Sião se tornou em deserto, Jerusalém está assolada." Este versículo descreve a desolação da cidade santa de Jerusalém. A perseguição dos judeus por Andrônico e seus soldados resultou na desolação de Jerusalém e do Templo.


Capitoli: