I Samuel, 6

Bíblia Ave Maria

17 Eis o número das figuras de hemorroidas de ouro que os filisteus ofereceram ao Senhor como oferta expiatória: uma por Azoto, uma por Gaza, uma por Ascalon, uma por Gat, uma por Acaron.




Versículos relacionados com I Samuel, 6:

1 Samuel 6 descreve a devolução da Arca da Aliança pelos filisteus, após terem sofrido diversas calamidades em suas cidades. A passagem fala sobre a forma como os filisteus planejaram devolver a Arca a Israel e como ela foi recebida pelo povo. Os versículos selecionados abaixo abordam temas como o arrependimento dos filisteus, a presença divina e a santidade da Arca.

1 Samuel 6:9: "E observai: se subir pelo caminho do seu território para Bete-Semes, foi ele que nos fez este grande mal; mas, se não, saberemos que a sua mão não nos tocou; foi antes um acaso que nos aconteceu." Os filisteus pedem orientação a seus sacerdotes sobre como devolver a Arca e como saber se a praga que tinham sofrido era um castigo divino ou uma coincidência. Este verso mostra como acreditavam na intervenção divina em suas vidas.

1 Samuel 6:13: "Ora, os de Bete-Semes estavam segando o trigo no vale; levantaram os olhos e viram a arca e alegraram-se ao vê-la." Este verso retrata a alegria dos habitantes de Bete-Semes ao verem a Arca da Aliança retornando para Israel. A Arca representava a presença de Deus, e a sua devolução foi um sinal de que Deus não tinha abandonado o povo de Israel.

1 Samuel 6:19: "Mas o Senhor feriu alguns homens de Bete-Semes, porque tinham olhado para dentro da arca do Senhor; feriu cinquenta mil homens do povo, e o povo pranteou, porque o Senhor fizera grande mortandade entre o povo." Este verso destaca a santidade da Arca da Aliança e as consequências da profanação de um objeto sagrado. Os homens de Bete-Semes foram punidos por olharem dentro da Arca, algo que era proibido por lei.

1 Samuel 6:20: "Então disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderá subsistir perante o Senhor, este Deus santo? A quem subirá ele, para se afastar de nós?" Este verso reflete a percepção dos habitantes de Bete-Semes sobre a santidade de Deus e a necessidade de se manterem afastados de qualquer coisa que pudesse profaná-la. A devolução da Arca foi uma lição sobre o respeito e a reverência que deviam ter pela presença divina.

1 Samuel 6:21: "Enviaram, pois, mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus devolveram a arca do Senhor; vinde, e levai-a para vós." Este verso destaca a importância da Arca da Aliança como símbolo da presença de Deus em Israel. Mesmo após todos os problemas que tinham ocorrido, os habitantes de Quiriate-Jearim desejaram receber a Arca em sua cidade, a fim de honrar a Deus e manter viva a tradição religiosa de Israel.


Capitoli: