I Macabeus, 8

Bíblia Ave Maria

15 Eles tinham estabelecido entre si um conselho supremo em que, cada dia, trezentos e vinte conselheiros discutiam assuntos do povo, para governá-lo bem.




Versículos relacionados com I Macabeus, 8:

O capítulo 8 do livro de 1 Macabeus fala sobre as relações políticas e diplomáticas entre o povo judeu e a República Romana. Ele narra como Judas Macabeu, líder da rebelião judaica contra a dominação selêucida, buscou ajuda de Roma para garantir a independência de seu povo. Os versículos abaixo foram escolhidos por sua relação com os temas abordados neste capítulo:

Romanos 13:1-2: "Toda pessoa esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que existem foram instituídas por Deus. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação." Esse trecho da carta de Paulo aos Romanos destaca a importância de submeter-se às autoridades governamentais estabelecidas por Deus. Isso pode ser visto como uma explicação teológica da aliança entre os judeus e os romanos, uma vez que Judas Macabeu buscou a ajuda dos romanos para libertar seu povo da opressão selêucida.

Provérbios 22:29: "Você já viu um homem hábil em seu trabalho? Ele ficará diante dos reis; não ficará diante de homens obscuros." Este provérbio enfatiza a importância do trabalho e da habilidade em conseguir o reconhecimento das autoridades. Isso pode ser aplicado à estratégia de Judas Macabeu de buscar a ajuda dos romanos, apresentando a eles a habilidade e a força de seu povo na luta contra a opressão.

Eclesiastes 3:1: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Este versículo destaca a importância do timing correto na tomada de decisões. Pode ser aplicado à estratégia de Judas Macabeu de buscar a ajuda dos romanos em um momento em que a república estava expandindo seu poder e interessada em estabelecer alianças com novos aliados.

Provérbios 21:31: "O cavalo é preparado para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor." Este provérbio destaca a importância da preparação e do planejamento, mas também a necessidade de reconhecer que a vitória vem de Deus. Isso pode ser visto como uma reflexão da estratégia de Judas Macabeu de buscar a ajuda dos romanos, que poderiam fornecer recursos militares e apoio diplomático, mas que, em última instância, a vitória dependeria da vontade de Deus.

Eclesiastes 9:18: "Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra; e um só pecador destrói muitos bens." Este versículo destaca a importância da sabedoria na tomada de decisões e a necessidade de evitar conflitos desnecessários. Pode ser aplicado à estratégia de Judas Macabeu de buscar a ajuda dos romanos como uma solução diplomática para a opressão selêucida, em vez de uma guerra prolongada e potencialmente destrutiva.


Capitoli: