I Macabeus, 12

Bíblia Ave Maria

30 Puseram-se então a persegui-los, mas não os apanharam, porque eles haviam atravessado o rio Elêutero.




Versículos relacionados com I Macabeus, 12:

1 Macabeus 12 relata a continuação da aliança entre o rei Demétrio e Jônatas, o líder judeu. O capítulo descreve o envio de embaixadores para confirmar a aliança, bem como a realização de uma expedição conjunta para combater um inimigo comum. Os versículos selecionados a seguir abordam temas como alianças, traição e vitória em batalha:

Provérbios 27:17: "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu amigo." A aliança entre Jônatas e Demétrio é baseada em uma amizade mútua e em interesses em comum. O versículo mostra a importância de amizades que nos ajudam a crescer e nos fortalecem.

Salmos 146:3: "Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação." A aliança entre Jônatas e Demétrio foi importante para os judeus, mas não devemos colocar nossa confiança em líderes humanos, mas sim em Deus.

Provérbios 11:14: "Não havendo sábia direção, cai um povo; mas na multidão de conselhos há segurança." Os embaixadores enviados por Jônatas e Demétrio discutiram e planejaram cuidadosamente a aliança e a expedição conjunta, mostrando a importância de buscar conselhos sábios antes de tomar decisões importantes.

2 Timóteo 2:3-4: "Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." Jônatas e seus homens eram soldados em uma batalha espiritual, e seu objetivo era agradar a Deus, não agradar a si mesmos ou a outros.

Deuteronômio 20:4: "Porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco, para pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar." A vitória em batalha de Jônatas e seus homens não foi conquistada por suas habilidades ou força, mas porque Deus lutava por eles e os salvava. O versículo mostra a importância de confiar em Deus em todas as situações, incluindo a guerra.


Capitoli: