Habacuc, 2

Bíblia Ave Maria

5 Sem dúvida, o vinho é traiçoeiro: o homem arrogante não tem repouso, dilata a goela como a voragem da habitação dos mortos, e se mostra tão insaciável como a morte; ele junta para si todas as nações, e engloba em si todos os povos.*




Versículos relacionados com Habacuc, 2:

O capítulo 2 de Habacuque começa com o profeta clamando a Deus em relação à injustiça e ao mal que vê ao seu redor. Deus responde e diz que Ele punirá os opressores e que a justiça prevalecerá. Em seguida, Habacuque recebe a instrução de escrever uma visão que se cumprirá no tempo certo. O capítulo continua a descrever a arrogância e a cobiça dos que estão sendo julgados por Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas tratados em Habacuque 2:

Provérbios 16:18: "O orgulho precede a ruína; o espírito altivo, a queda." Este versículo fala sobre a queda daqueles que se tornam arrogantes e pensam que são superiores aos outros. Isso se relaciona com o tema de Habacuque 2 porque as pessoas que estão sendo julgadas por Deus são descritas como orgulhosas e arrogantes.

Ezequiel 18:12: "Oprime o pobre e necessitado, exige pagamento de juros. Não empresta com equidade, nem aceita juros. Ele certamente não sobreviverá! Praticou todas essas abominações; certamente morrerá, e o seu sangue cairá sobre ele." Esse versículo fala sobre a injustiça de exigir juros exorbitantes dos pobres e necessitados. Isso se relaciona com o tema de Habacuque 2 porque as pessoas que estão sendo julgadas por Deus são descritas como cobiçosas e exploradoras.

Oséias 12:7: "O comerciante tem balanças falsas em suas mãos; ele adora oprimir." Este versículo fala sobre a injustiça de trapacear nos negócios para ganhar vantagem. Isso se relaciona com o tema de Habacuque 2 porque as pessoas que estão sendo julgadas por Deus são descritas como enganadoras e trapaceiras.

Isaías 5:8: "Ai dos que acrescentam casa a casa e juntam campo a campo, até que não sobre mais lugar e sejam os únicos a habitar no país!" Esse versículo fala sobre a ganância e a cobiça de acumular riqueza e propriedade. Isso se relaciona com o tema de Habacuque 2 porque as pessoas que estão sendo julgadas por Deus são descritas como avarentas e egoístas.

Jeremias 22:17: "Mas os teus olhos e o teu coração não visam senão o teu lucro, e a inocente destruíste e mataste com crueldade." Este versículo fala sobre a ganância e a falta de consideração pelos outros. Isso se relaciona com o tema de Habacuque 2 porque as pessoas que estão sendo julgadas por Deus são descritas como cruéis e desumanas.


Capitoli: