São Mateus, 21

Bíblia Ave Maria

31 Qual dos dois fez a vontade do pai? ‘O primeiro’ – responderam-lhe. E Jesus disse-lhes: ‘Em verdade vos digo: os publicanos e as mere­trizes vos precedem no Reino de Deus!




Versículos relacionados com São Mateus, 21:

São Mateus 21 apresenta a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, bem como a purificação do templo e a controvérsia com os líderes religiosos. Alguns dos temas principais deste capítulo incluem a autoridade de Jesus, a sua missão messiânica e a rejeição dos líderes religiosos. A seguir estão cinco versículos relacionados com esses temas:

Isaías 62:11: "Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão." Este versículo profético de Isaías descreve a vinda do Salvador, que é uma referência ao Messias. Jesus é o cumprimento desta profecia e o seu papel como o Salvador é enfatizado em São Mateus 21.

Salmos 118:22-23: "A pedra que os construtores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular. Isso veio do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos." Jesus citou este versículo quando falava sobre a sua rejeição pelos líderes religiosos. Embora eles o tenham rejeitado, ele se tornou a pedra angular da igreja e a fonte da salvação.

Isaías 56:7: "Fá-los-ei chegar ao meu santo monte e alegrá-los-ei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." Este versículo profético de Isaías fala da casa de oração como um lugar de encontro com Deus para todas as nações. Jesus citou este versículo quando expulsou os vendedores do templo, indicando que o templo deveria ser um lugar de adoração a Deus e não de comércio.

Salmos 69:9: "Pois o zelo da tua casa me consome, e as afrontas dos que te afrontam caem sobre mim." Este salmo de Davi fala do zelo de Deus pela sua casa e do sofrimento do justo por causa da sua fidelidade a Deus. Jesus demonstrou zelo pela casa de Deus quando expulsou os vendedores do templo, e mais tarde sofreu por sua fidelidade a Deus.

Isaías 53:3: "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." Este versículo profético de Isaías descreve o sofrimento do Servo Sofredor, que é uma figura messiânica. Jesus cumpriu esta profecia ao ser rejeitado e sofrer pelos pecados da humanidade. A sua rejeição pelos líderes religiosos é um tema importante em São Mateus 21.


Fejezetek: