II Macabeus, 9

Bíblia Ave Maria

11 Foi então que, derribado, ele começou a perder o orgulho excessivo e a compreender melhor, torturado sob os castigos de Deus pelos constantes sofrimentos.




Versículos relacionados com II Macabeus, 9:

O capítulo 9 de 2 Macabeus narra a morte e os momentos finais do rei selêucida Antíoco IV Epifânio, que perseguia brutalmente os judeus e profanou o Templo Sagrado de Jerusalém. Os versículos selecionados abaixo são relacionados aos temas de punição divina, arrependimento e misericórdia.

Salmos 50:22: "Entendei agora isto, vós que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace, sem haver quem vos livre." Este versículo fala sobre as consequências daqueles que se esquecem de Deus e de sua justiça, que acabam sendo destruídos sem ninguém para salvá-los, o que pode ser aplicado ao rei Antíoco.

Jeremias 31:18: "Certamente ouvi Efraim que se lamentava: Castigaste-me e fui castigado, como novilho ainda não domado; converte-me, e converter-me-ei, porque tu és o Senhor, meu Deus." Este versículo mostra a importância do arrependimento e do pedido de perdão a Deus. Pode ser aplicado aos judeus que sofreram sob o governo de Antíoco, bem como ao próprio rei que, em seus momentos finais, supostamente buscou o perdão divino.

Salmos 103:8-10: "O Senhor é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em amor. Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades." Este versículo destaca a misericórdia e a compaixão de Deus, que não trata as pessoas conforme suas falhas, mas sim com amor e perdão. Pode ser aplicado àqueles que buscam arrependimento e perdão divino.

Provérbios 16:18: "O orgulho precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda." Este versículo fala sobre os perigos do orgulho e da arrogância, que podem levar à queda e à destruição. Pode ser aplicado ao rei Antíoco, cujo orgulho e tirania o levaram a ser punido por Deus.

Lucas 15:10: "Assim vos digo que há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende." Este versículo mostra a alegria que ocorre no céu quando uma pessoa se arrepende e se volta para Deus. Pode ser aplicado aos judeus que sofreram sob o governo de Antíoco, bem como ao próprio rei que, em seus momentos finais, supostamente buscou o perdão divino.


Fejezetek: