Joel, 2

Bíblia Ave Maria

13 Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor, vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige.*




Versículos relacionados com Joel, 2:

O capítulo 2 de Joel descreve um chamado à penitência para toda a nação de Israel e uma promessa de restauração e bênçãos caso eles se arrependam sinceramente. Também há uma descrição de um exército devastador que Deus enviará como julgamento sobre o povo, mas há esperança de que aqueles que se voltam para Deus serão salvos. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas deste capítulo:

Salmos 51:17: "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." Este versículo fala sobre o que agrada a Deus em termos de sacrifícios. Joel também chama o povo para se arrepender sinceramente de seus pecados e voltar-se para Deus.

Isaías 58:6: "Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?" O jejum mencionado neste versículo não é apenas uma abstinência de comida, mas um compromisso de se livrar da injustiça e da opressão. Isso se relaciona com a chamada de Joel para o povo se arrepender de seus caminhos maus.

2 Crônicas 7:14: "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." Este versículo fala sobre a promessa de Deus de perdoar e curar aqueles que se arrependem e buscam sua face. É uma promessa semelhante à que Joel faz ao povo de Israel.

Jeremias 31:18: "Eu tenho visto os seus caminhos, mas eu os sararei; e eu os guiarei, e lhes darei consolação, a saber, aos que choram." Este versículo fala sobre a compaixão de Deus pelos que se arrependem e se voltam para Ele. Joel também fala sobre Deus restaurando a nação de Israel se eles se voltarem para Ele com corações sinceros.

Apocalipse 9:3-4: "E da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm o selo de Deus na testa." Este versículo descreve uma praga de gafanhotos que destrói apenas aqueles que não têm o selo de Deus. Isso é semelhante à descrição do exército de Joel que destruirá a terra, mas poupará aqueles que se voltarem para Deus.


Poglavlja: