Jeremias, 23

Bíblia Ave Maria

26 Quanto tempo vai durar isso? Julgam esses profetas, ao proferirem mentiras e as imposturas de seus corações,




Versículos relacionados com Jeremias, 23:

O capítulo 23 de Jeremias apresenta uma série de profecias contra os líderes religiosos de Judá, que haviam se desviado do caminho do Senhor e levado o povo a se afastar da verdadeira adoração. O capítulo também fala sobre a promessa de Deus de enviar um líder justo para governar o seu povo. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Jeremias 23:

Isaías 55:6: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Este versículo enfatiza a importância de buscar o Senhor enquanto Ele ainda pode ser encontrado, antes que seja tarde demais. Os líderes religiosos de Judá negligenciaram essa busca e levaram o povo a seguir falsos deuses.

Ezequiel 34:2: "Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?" Este versículo condena os líderes que se preocupam apenas com seus próprios interesses e não cuidam do povo que lhes foi confiado. Essa crítica é semelhante à que Jeremias faz aos líderes religiosos de Judá.

Miquéias 3:11: "Os seus chefes julgam por presentes, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor entre nós? Nenhum mal nos sobrevirá." Este versículo denuncia a corrupção dos líderes religiosos que se vendem por dinheiro e não se importam com a verdadeira adoração a Deus.

Zacarias 9:9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu Rei; ele é justo e traz a salvação; humilde e cavalga sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta." Este versículo fala sobre a promessa de um líder justo que virá para governar o povo. Essa promessa é semelhante à que Jeremias faz em Jeremias 23:5-6.

Mateus 23:23: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas." Este versículo condena os líderes religiosos que se preocupam com as formalidades externas da religião, mas não se importam com as coisas mais importantes, como a justiça e a misericórdia. Isso é semelhante à crítica que Jeremias faz aos líderes de Judá em Jeremias 23:11-12.


Poglavlja: