II Reis, 10

Bíblia Ave Maria

35 Jeú adormeceu com seus pais e foi sepultado em Samaria. Seu filho Joacaz sucedeu-lhe no trono.




Versículos relacionados com II Reis, 10:

O capítulo 10 de 2 Reis narra a vingança de Jeú contra a descendência de Acabe e Jezabel, incluindo a execução dos setenta filhos de Acabe e a matança dos adoradores de Baal em Israel. Jeú é retratado como um líder implacável e zeloso, mas também como alguém que se desvia da Lei de Deus em sua busca pelo poder. A seguir, estão cinco versículos que tratam dos temas presentes nesse capítulo:

Salmos 94:1: "Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente!" Esse salmo clama pela justiça divina e pela vingança contra os ímpios que oprimem os justos. O desejo de Jeú de punir os adoradores de Baal pode ser visto como uma busca pela justiça divina, mas suas ações também podem ser vistas como excessivamente violentas.

Jeremias 9:24: "Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor." Esse versículo destaca a importância do conhecimento e compreensão de Deus e de suas ações. Jeú pode ter se desviado da Lei de Deus em sua busca pelo poder e vingança, e isso pode ser visto como uma falta de compreensão da vontade divina.

Provérbios 28:1: "O ímpio foge, sem que haja ninguém a persegui-lo; mas o justo está confiante como um leão." Esse provérbio enfatiza a confiança e segurança dos justos, mesmo diante de ameaças e perseguições. Jeú pode ser visto como alguém que busca a segurança e o poder por meio da eliminação de seus inimigos, enquanto os justos confiam em Deus e em sua proteção.

Isaías 59:7-8: "Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas. Não conhecem caminho de paz, nem há justiça nos seus caminhos; torcem as suas veredas para eles mesmos; qualquer que anda por elas não tem conhecimento da paz." Esses versículos descrevem a maldade dos ímpios e sua falta de conhecimento da paz e da justiça. A busca de Jeú pela vingança e poder pode ser vista como uma manifestação dessa maldade e ignorância.

Ezequiel 18:30: "Portanto, eu vos julgarei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Tornai-vos e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que a iniquidade não vos leve à perdição." Esse versículo destaca a importância do arrependimento e da conversão diante do julgamento divino. A busca de Jeú pela justiça pode ser vista como positiva, mas sua falta de arrependimento e conversão em relação à sua violência e desvio da Lei de Deus pode ser vista como uma falha em seguir o caminho da justiça divina. Assim, esse versículo destaca a importância de reconhecer as próprias transgressões e buscar a mudança de comportamento, para evitar a perdição e o julgamento divino.


Poglavlja: