II Macabeus, 11

Bíblia Ave Maria

36 Quanto ao que ele julgou necessário submeter ao rei, enviai-nos alguém sem demora, a fim de que, após um exame, possamos falar-lhe de modo mais vantajoso para vós, porque vamos para Antioquia.




Versículos relacionados com II Macabeus, 11:

O capítulo 11 de 2 Macabeus relata a vitória do exército liderado por Judas Macabeu contra as forças do general babilônico Nicanor, que havia invadido a Judeia com a intenção de destruir o templo de Jerusalém. Os versículos abaixo foram escolhidos por tratarem de temas relacionados a esse episódio de luta e vitória:

1 Samuel 17:47: "E toda esta congregação saberá que o Senhor não salva com a espada e com a lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão." Essa passagem é uma declaração de fé de Davi, que confia no poder de Deus para derrotar o gigante Golias. Essa fé em Deus e em sua proteção é compartilhada por Judas Macabeu e seu exército, que sabem que sua vitória não depende apenas de sua habilidade militar, mas da ajuda divina.

Salmo 20:7: "Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus." Essa passagem destaca a importância da confiança em Deus em meio às batalhas. Enquanto outros povos confiavam em seu poderio militar, Judas Macabeu e seus soldados colocavam sua confiança em Deus e em sua proteção.

Salmo 144:1: "Bendito seja o Senhor, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra." Essa passagem destaca a importância da preparação e do treinamento para a guerra. Assim como o salmista atribui sua habilidade na batalha ao ensino de Deus, Judas Macabeu e seus soldados se preparam para a luta e contam com a ajuda divina para alcançar a vitória.

Isaías 31:5: "Como as aves voam, assim protegerá o Senhor dos exércitos a Jerusalém; protegendo, ele também livrará e salvará, passando por cima, livrando." Essa passagem é uma promessa de proteção divina sobre Jerusalém. Judas Macabeu e seu exército lutam para defender o templo de Jerusalém e proteger seu povo dos invasores estrangeiros.

Josué 10:25: "Disse-lhes Josué: Não temais, nem vos atemorizeis; esforçai-vos e tende bom ânimo, porque assim fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes." Essa passagem é uma mensagem de encorajamento e coragem para os soldados de Judas Macabeu. Assim como Josué encorajou seus homens a serem fortes e corajosos na luta contra os inimigos de Israel, Judas Macabeu inspira seus soldados a lutar com determinação e fé na vitória.


Poglavlja: