I Reis, 12

Bíblia Ave Maria

8 O rei, porém, deixando de lado o conselho dos anciãos, foi consultar os jovens que tinham crescido com ele e eram seus familiares.




Versículos relacionados com I Reis, 12:

O capítulo 12 de 1 Reis descreve a divisão do reino de Israel após a morte de Salomão, quando seu filho Roboão se torna rei. As tribos do norte se rebelam contra Roboão devido à sua recusa em aliviar a carga de trabalho pesado que seu pai havia imposto sobre eles. Jeroboão, que era um servo de Salomão, lidera a rebelião e se torna o rei do reino do norte, que é chamado de Israel, enquanto Roboão governa o reino do sul, chamado de Judá. Os seguintes versículos da Bíblia estão relacionados com os temas abordados em 1 Reis 12:

1 Reis 11:11-13: "Então o Senhor disse a Salomão: Porquanto houve isto em ti, e não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Contudo nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei. Todavia não rasgarei toda a casa de Davi, mas deixarei a teu filho uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, que elegi." Este versículo é uma profecia sobre a divisão do reino após a morte de Salomão.

1 Reis 12:16: "Vindo, pois, todo o Israel que estava presente, falou ao rei, dizendo: Que parte temos nós com Davi? não temos nós herança no filho de Jessé; cada um para as suas tendas, ó Israel! agora olha pela tua casa, ó Davi." Este versículo mostra a insatisfação das tribos do norte com a liderança de Roboão.

1 Reis 12:20: "Ouvindo, pois, todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram chamá-lo à congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; nenhuma tribo seguiu a casa de Davi, senão a tribo de Judá somente." Este versículo descreve a divisão do reino de Israel, com Jeroboão se tornando o rei do norte e Roboão governando o sul.

Oséias 13:11: "Eu te dei rei na minha ira, e tirei-o na minha indignação." Este versículo é uma referência à liderança de Jeroboão, que foi escolhido como rei do norte como parte do julgamento divino contra a casa de Davi.

Mateus 12:25: "Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo será devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá." Este versículo destaca a ideia de que a divisão e a discórdia levarão à destruição, o que é ilustrado pela divisão do reino de Israel em 1 Reis 12.


Poglavlja: