São Mateus, 22

Bíblia Ave Maria

45 Se, pois, Davi o chama Senhor, como é ele seu filho?”




Versículos relacionados com São Mateus, 22:

Em São Mateus 22, Jesus continua a ensinar as multidões com parábolas e responde a diversas questões dos fariseus e dos saduceus, incluindo a pergunta sobre qual é o maior mandamento da Lei. Jesus enfatiza a importância do amor a Deus e ao próximo, e alerta contra a hipocrisia religiosa. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Levítico 19:18: "Não se vinguem nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor." Jesus cita este mandamento quando questionado sobre qual é o maior mandamento da Lei, enfatizando a importância do amor ao próximo.

Salmos 118:22-23: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso aos nossos olhos." Jesus usa esta passagem para se referir a si mesmo como a pedra angular rejeitada pelos líderes religiosos, mas escolhida por Deus.

Isaías 45:22-23: "Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro. Jurei por mim mesmo, a minha boca proferiu com toda a integridade uma palavra que não será revogada: diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus." Jesus usa este versículo para afirmar sua divindade e a necessidade de se voltar a ele para a salvação.

Provérbios 22:16: "Aquele que oprime o pobre para aumentar sua riqueza e dá presentes ao rico certamente acabará na pobreza." Jesus condena a hipocrisia religiosa dos fariseus, que ostentam uma aparência de piedade enquanto exploram os pobres e justificam seu comportamento.

Isaías 64:6: "Todos nós nos tornamos como um ser impuro, e todas as nossas boas obras são como trapos imundos; todos nós murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe." Jesus adverte contra a autojustiça e a confiança em nossas próprias boas obras, enfatizando a necessidade da graça e da misericórdia de Deus para a salvação.


Chapitres: