Josué, 6

Bíblia Ave Maria

1 Jericó, cidade murada, tinha se fechado diante dos israelitas, e ninguém saía dela nem podia entrar.




Versículos relacionados com Josué, 6:

O capítulo 6 de Josué descreve a queda das muralhas de Jericó, uma das mais famosas histórias bíblicas de conquista. Deus ordenou que os israelitas marchassem ao redor da cidade durante seis dias, com os sacerdotes tocando trombetas e levando a Arca da Aliança. No sétimo dia, após sete voltas ao redor da cidade, o povo de Israel soltou um grande grito, e as muralhas caíram milagrosamente. Segue abaixo cinco versículos relacionados com temas abordados em Josué 6, excluindo versículos do próprio capítulo:

Hebreus 11:30: "Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias pelos exércitos." Esse versículo faz parte do capítulo da fé em Hebreus, que destaca exemplos de homens e mulheres que viveram pela fé. A referência à queda dos muros de Jericó mostra que a fé foi o que permitiu que os israelitas vencessem uma cidade fortificada.

Salmos 118:10-12: "Todas as nações me cercaram, mas em nome do SENHOR eu as destruí. Cercaram-me, cercaram-me por todos os lados, mas em nome do SENHOR eu as destruí." Esses versículos são um cântico de louvor a Deus pela vitória sobre os inimigos. Embora sejam aplicáveis a várias situações de conflito, podem ser relacionados à queda das muralhas de Jericó.

Isaías 54:17: "Nenhuma arma forjada contra ti prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR." Esse versículo traz uma promessa de proteção e vitória para os servos de Deus. Embora seja um texto mais geral, pode ser aplicado ao caso da conquista de Jericó.

2 Coríntios 10:4-5: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo." Esses versículos falam sobre a natureza espiritual da guerra que os cristãos enfrentam. Embora sejam do Novo Testamento, podem ser aplicados à queda das muralhas de Jericó como um exemplo de como Deus pode destruir fortalezas.

2 Crônicas 20:15: "Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus." Esse versículo faz parte do discurso de Josafá aos exércitos de Judá antes da batalha contra os moabitas e amonitas. Embora não seja uma referência direta à conquista de Jericó, a mensagem de que a vitória vem de Deus é aplicável a todas as situações de conflito.


Chapitres: