II Samuel, 15

Bíblia Ave Maria

18 Todo o seu exército desfilava ao seu lado; os cereteus, os feleteus e todos os geteus, em número de seiscentos homens que o tinham seguido desde Gat, todos marchavam diante do rei.




Versículos relacionados com II Samuel, 15:

2 Samuel 15 fala sobre a conspiração de Absalão para se tornar rei em lugar de Davi. Ele engana o povo, obtém seguidores e conquista o coração de muitos israelitas. Davi, ao tomar conhecimento da conspiração, foge de Jerusalém com sua família e seus seguidores. A seguir, são apresentados cinco versículos relacionados com os temas abordados em 2 Samuel 15:

Salmos 3:1-2: "Ó Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus." Este salmo, escrito por Davi, expressa sua angústia diante da conspiração de Absalão e da ameaça que ele representa ao seu reinado.

Salmos 41:9: "Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar." Davi lamenta a traição de Aitofel, um dos seus conselheiros, que passou para o lado de Absalão e conspirou contra ele.

Salmos 55:12-14: "Porque não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido; mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos na casa de Deus como companheiros." Davi se refere a Aitofel, seu antigo conselheiro e amigo, que se uniu à conspiração de Absalão e traiu a sua confiança.

Salmos 59:1-3: "Livra-me, meu Deus, dos meus inimigos; defende-me daqueles que se levantam contra mim. Livra-me dos que praticam a iniquidade, e salva-me dos homens sanguinários. Pois eis que põem ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, não por transgressão minha ou por pecado meu, ó Senhor." Davi clama a Deus por proteção diante da ameaça representada por Absalão e seus seguidores.

Salmos 63:1: "Ó Deus, tu és o meu Deus; cedo te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água." Este salmo expressa a devoção de Davi a Deus, mesmo diante das dificuldades enfrentadas na fuga de Absalão.


Chapitres: