II Reis, 2

Bíblia Ave Maria

7 Seguiram-nos cinquenta filhos de profetas os quais pararam ao longe, diante deles, enquanto Elias e Eliseu se detinham à beira do Jordão.




Versículos relacionados com II Reis, 2:

2 Reis 2 relata a ascensão de Elias ao céu em um redemoinho de fogo e a sucessão profética de Eliseu. Elias é levado por um carro de fogo e Eliseu herda o manto de Elias como seu sucessor profético. Aqui estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em 2 Reis 2:

Êxodo 13:21: "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite." Este versículo lembra a manifestação de Deus em uma coluna de nuvem e fogo, semelhante ao redemoinho de fogo que levou Elias, sugerindo a presença e proteção divina.

2 Reis 1:10: "Respondeu Elias, dizendo ao capitão de cinquenta: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e o devore a ti e aos teus cinquenta. Então desceu fogo do céu e o devorou a ele e aos seus cinquenta." Este versículo destaca o poder de Elias como profeta de Deus, que é capaz de invocar fogo do céu para proteger sua autoridade divina.

2 Reis 4:14: "Então ele disse: Que faremos por ela? Respondeu Geazi: Na verdade ela não tem filho, e seu marido é velho." Este versículo introduz a história de uma mulher que hospeda Eliseu e sua conexão com o tema da sucessão profética, já que ela é recompensada com um filho por hospedar o profeta e, posteriormente, busca ajuda de Eliseu quando o filho adoece.

2 Reis 13:14: "E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu; e veio a ele Joás, rei de Israel, e chorou sobre o seu rosto, dizendo: Meu pai, meu pai! o carro de Israel, e seus cavaleiros!" Este versículo registra a morte de Eliseu e sua importância como um profeta para Israel, chamando-o de "carro de Israel" e evidenciando seu papel como uma figura significativa para o rei Joás.

1 Reis 19:19: "E partindo dali, achou Eliseu, filho de Safate, que lavrava com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele e lançou sobre ele a sua capa." Este versículo conta como Elias encontrou Eliseu e o escolheu como seu sucessor profético, preparando o terreno para a sucessão profética que ocorre em 2 Reis 2.


Chapitres: