I Macabeus, 4

Bíblia Ave Maria

39 Rasgando suas vestes, eles se lamentaram muito e cobriram as cabeças com cinza.




Versículos relacionados com I Macabeus, 4:

1 Macabeus 4 narra a batalha entre os judeus liderados por Judas Macabeu e o exército grego de Nicanor, que havia sido enviado pelo rei Antíoco IV Epifânio para subjugar a rebelião judaica. No capítulo, é relatada a estratégia utilizada por Judas Macabeu para vencer a batalha, que incluiu táticas de guerrilha e uma forte motivação religiosa. Além disso, também é descrito o processo de purificação do templo após a vitória. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Macabeus 4:

1 Samuel 17:47: "E toda esta congregação saberá que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos." Assim como Davi, que venceu Golias não com a força física, mas com a ajuda de Deus, Judas Macabeu e seus homens confiaram no poder divino para vencer o exército grego.

Provérbios 21:31: "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas o SENHOR é que dá a vitória." Essa passagem destaca a importância de se preparar para a batalha, mas reconhece que a vitória vem somente de Deus. Judas Macabeu e seus homens se prepararam estrategicamente para a batalha, mas também confiaram na ajuda divina.

2 Crônicas 20:15: "Assim diz o SENHOR a respeito deste grande exército: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus." Essa passagem enfatiza que Deus é o verdadeiro guerreiro e que a vitória em batalha é dada por Ele. Essa crença foi claramente expressa por Judas Macabeu e seus homens.

Salmo 30:5: "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." Essa passagem destaca que, apesar das dificuldades e lutas, a alegria e a vitória podem vir no final. Essa mensagem é relevante para a história de 1 Macabeus 4, onde os judeus experimentaram grande sofrimento antes da vitória.

2 Timóteo 4:7: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." Essa passagem de Paulo destaca a importância da perseverança e da fé em momentos de dificuldade. Judas Macabeu e seus homens enfrentaram inúmeros obstáculos na batalha contra os gregos, mas mantiveram sua fé e perseveraram até a vitória.


Chapitres: