I Macabeus, 10

Bíblia Ave Maria

46 Quando Jônatas e o povo ouviram essas propostas, não acreditaram e não quiseram aceitá-las, lembrando-se de todo o mal que Demétrio havia causado a Israel e do quanto ele os havia oprimido.




Versículos relacionados com I Macabeus, 10:

1 Macabeus 10 descreve a aliança feita entre o rei selêucida, Antíoco VII, e o sumo sacerdote judeu, João Hircano I. Nessa aliança, João Hircano recebe a confirmação de sua posição como sumo sacerdote e líder político dos judeus, além da promessa de paz e cooperação entre o reino selêucida e os judeus.

2 Crônicas 9:26: "Ele também reinou sobre todos os reis, desde o Rio até a terra dos filisteus e até a fronteira do Egito." João Hircano I foi um governante judeu que expandiu seu controle sobre uma grande parte da Palestina, incluindo áreas que antes estavam sob domínio estrangeiro.

Esdras 4:23: "Então, quando a cópia da carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum, e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, eles foram depressa a Jerusalém, aos judeus, e os impediram com mão armada." Esse versículo fala sobre oposição externa ao governo judeu e pode ser visto como um contraste com a aliança pacífica entre João Hircano I e Antíoco VII.

Isaías 19:19: "Naquele dia haverá um altar para o Senhor no meio da terra do Egito, e uma coluna para o Senhor na sua fronteira." Esse versículo é interessante porque fala sobre um altar para o Senhor em território egípcio, sugerindo que a religião judaica estava se espalhando para além da Palestina.

Mateus 22:21: "Então ele lhes disse: 'Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus'." Esse versículo fala sobre a relação entre a autoridade política e a religião, um tema que é relevante para a aliança entre João Hircano I e Antíoco VII.

Atos dos Apóstolos 10:34-35: "Então Pedro abriu a boca e disse: Na verdade, compreendo agora que Deus não faz acepção de pessoas; Mas em toda nação aquele que o teme e faz o que é justo é aceitável para ele." Esse versículo fala sobre a ideia de que a religião é uma questão pessoal e pode ser praticada em diferentes culturas e locais, algo que pode ser relacionado à aliança entre João Hircano I e Antíoco VII, que permitiu a coexistência pacífica de diferentes culturas e religiões em uma área geográfica.


Chapitres: