Ezequiel, 42

Bíblia Ave Maria

1 O homem fez-me sair para o átrio exterior, do lado norte, e conduziu-me às câmaras situadas do lado do espaço livre, e até as que estavam diante da construção, para o lado norte.*




Versículos relacionados com Ezequiel, 42:

Em Ezequiel 42, o profeta recebe uma visão de um templo e do seu santuário. O capítulo descreve medidas precisas para as salas e corredores do templo, bem como para a área ao redor dele. A seguir estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Ezequiel 42:

Êxodo 26:33: "E pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; e o véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo." Este versículo descreve como o véu separava o santuário do lugar santíssimo, e é relevante para a descrição do templo em Ezequiel 42, que também tem uma área separada para o santuário e para o lugar santíssimo.

1 Reis 6:5: "E contra a parede da casa, que estava por dentro, edificou andares em redor contra as paredes da casa, em redor do templo e do santuário; e fez câmaras em redor." Este versículo fala sobre a construção do templo de Salomão, que pode ser visto como um precedente para a visão do templo descrita em Ezequiel 42.

Ezequiel 41:13: "Assim mediu a casa, a saber, seis côvados de largura para um lado, e seis côvados de largura para o outro lado, que era a largura do tabernáculo." Este versículo é uma continuação da descrição do templo que começa em Ezequiel 40 e se estende até Ezequiel 42, incluindo as medidas precisas para a largura do templo.

Ezequiel 43:7: "E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e a casa de Israel não contaminará mais o meu santo nome, nem eles nem os seus reis, com as suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis nos seus altos." Este versículo é importante porque estabelece o propósito do templo descrito em Ezequiel, como o lugar onde Deus habitará no meio dos filhos de Israel para sempre.

Hebreus 9:24: "Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;" Este versículo aponta para a diferença entre o templo físico descrito em Ezequiel 42 e o verdadeiro santuário celestial que Cristo entrou, e destaca a importância da relação do templo físico com a realidade espiritual.


Chapitres: