Deuteronômio, 29

Bíblia Ave Maria

18 Que ninguém, ao ouvir as palavras deste juramento, se lisonjeie no seu coração, dizendo: ‘Eu terei paz, mesmo que me obstine em seguir as minhas inclinações’, porque o que está saciado seria arrastado com o que tem sede.




Versículos relacionados com Deuteronômio, 29:

Deuteronômio 29 trata da renovação da aliança entre Deus e o povo de Israel, após a morte de Moisés. Neste capítulo, Moisés relembra ao povo todas as bênçãos e maldições que Deus havia prometido em relação à aliança, e os exorta a permanecer fiéis a ela. Seguem abaixo cinco versículos relacionados aos temas abordados em Deuteronômio 29:

Deuteronômio 30:19-20: "Hoje invoco o céu e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam e amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhe dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó". Este versículo destaca a importância da escolha de seguir a aliança com Deus, tema central do capítulo 29 de Deuteronômio.

Deuteronômio 6:5: "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças". Este versículo reforça a importância do amor e obediência a Deus, que é a base da aliança entre Ele e o povo de Israel.

1 Reis 8:61: "Que o seu coração esteja inteiramente dedicado ao Senhor, o nosso Deus, para seguir os seus decretos e obedecer aos seus mandamentos, como hoje". Este versículo destaca a importância da dedicação total a Deus e a obediência à Sua vontade, fundamentais para a aliança.

Jeremias 31:31-33: "Dias virão, declara o Senhor, em que farei uma nova aliança com Israel e com Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito, pois eles quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles. Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias, declara o Senhor. Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo". Este versículo fala da promessa de uma nova aliança entre Deus e o povo de Israel, que será escrita nos corações dos fiéis e não apenas em tábuas de pedra.

Mateus 26:28: "Isto é o meu sangue, que ratifica a aliança, derramado em favor de muitos, para perdão de pecados". Este versículo se refere ao sacrifício de Jesus na cruz, que ratificou uma nova aliança entre Deus e a humanidade, por meio do perdão dos pecados.


Chapitres: