São Mateus, 16

Bíblia Ave Maria

6 Jesus disse-lhes: “Guardai-vos com cuidado do fermento dos fariseus e dos saduceus”.




Versículos relacionados com São Mateus, 16:

O capítulo 16 de Mateus apresenta uma série de ensinamentos e eventos importantes na vida de Jesus e de seus discípulos. Inicialmente, Jesus repreende os fariseus e saduceus que pedem um sinal do céu, indicando que eles sabem interpretar o tempo, mas não reconhecem o próprio Filho de Deus. Em seguida, ele faz uma pergunta aos seus discípulos sobre sua identidade, e Pedro responde que ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Jesus então faz uma promessa a Pedro e dá instruções aos seus discípulos sobre sua missão e sobre a importância de tomar a cruz e seguir a Cristo. A seguir, cinco versículos relacionados com os temas abordados em São Mateus 16:

João 6:68-69: "Simão Pedro respondeu: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente." Assim como em Mateus 16, Pedro declara a identidade de Jesus como o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Marcos 8:34: "E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me." Neste versículo, Jesus dá instruções semelhantes às que ele deu aos seus discípulos em Mateus 16, sobre a importância de tomar a cruz e seguir a Cristo.

Lucas 9:23: "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." Este versículo apresenta uma versão semelhante da instrução de Jesus sobre tomar a cruz e segui-lo.

Filipenses 2:5-8: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Este versículo fala sobre a humildade e obediência de Cristo, e a importância de segui-lo em sua humildade.

Colossenses 1:15-17: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas." Este versículo fala sobre a posição de Cristo como o Filho de Deus e o criador de todas as coisas.


Luvut: