II Samuel, 20

Bíblia Ave Maria

11 Um dos servos de Joab se colocara junto de Amasa e disse: “Todos os que amam Joab e estão com Davi sigam a Joab!”.




Versículos relacionados com II Samuel, 20:

2 Samuel 20 relata a rebelião de um homem chamado Seba contra o rei Davi. Seba convence as tribos do norte de Israel a se juntarem a ele em sua revolta, e Joabe é enviado para perseguir Seba. O capítulo termina com a decapitação de Seba e o fim da rebelião.

Provérbios 6:16-19: "Seis coisas o Senhor odeia, sete coisas abomináveis para ele: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, testemunha falsa que profere mentiras e semeia contendas entre irmãos." A rebelião de Seba em 2 Samuel 20 envolve muitos desses pecados abomináveis que o Senhor odeia, incluindo mentiras, violência e contendas entre irmãos.

Provérbios 16:18: "A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda." Seba é movido pela sua própria arrogância e desejo de poder ao rebelar-se contra Davi. Este verso em Provérbios adverte sobre o perigo da soberba e a inevitabilidade da queda que ela traz.

1 João 4:20: "Se alguém disser: 'Eu amo a Deus', e odiar seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a quem viu, não pode amar a Deus, a quem não viu." A rebelião de Seba em 2 Samuel 20 é uma expressão do ódio que ele tem por Davi e pelos israelitas. Este verso em 1 João nos lembra que o amor por Deus e o amor pelos outros são inseparáveis e que o ódio por qualquer irmão é incompatível com o amor por Deus.

Mateus 5:9: "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus." Davi envia Amasa para se tornar um pacificador com as tribos do norte de Israel, mas Amasa falha em sua missão e é morto por Joabe. Este verso em Mateus destaca a importância da paz e da reconciliação como um caminho para a filiação divina.

João 15:13: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida pelos seus amigos." Davi mostra grande lealdade e amor pelos seus amigos e aliados em 2 Samuel 20, arriscando sua vida para perseguir Seba e manter a unidade de Israel. Este verso em João destaca o amor sacrificial como a maior forma de amor.


Luvut: