I Reis, 20

Bíblia Ave Maria

22 O profeta foi ter com o rei de Israel e disse-lhe: “Vai, cobra ânimo e examina o que te é preciso fazer, porque no próximo ano voltará o rei da Síria para atacar-te”.




Versículos relacionados com I Reis, 20:

Em 1 Reis 20, o rei Ben-Hadade da Síria e seu exército cercam e atacam Samaria, a capital do reino de Israel. O profeta Eliseu prediz a vitória de Israel e orienta o rei Acabe a lutar contra os sírios. Israel consegue a vitória, mas permite que Ben-Hadade escape, o que desagrada a Deus. Em seguida, um profeta confronta Acabe por não ter matado o inimigo. Seguem abaixo cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Reis 20:

1 Reis 20:13: "Um profeta se aproximou do rei Acabe e disse: Assim diz o Senhor: Você viu essa grande multidão? Hoje eu a entregarei em suas mãos, e você saberá que eu sou o Senhor." O profeta Eliseu assegura a vitória de Israel, mostrando que Deus está do lado de seu povo.

1 Reis 20:28: "Então o homem de Deus se aproximou do rei de Israel e disse: Assim diz o Senhor: Porque os sírios disseram: O Senhor é um deus das montanhas, mas não é um deus das planícies, eu entregarei todo este grande exército em suas mãos, e vocês saberão que eu sou o Senhor." Mais uma vez, Deus se revela como o Deus de Israel, capaz de derrotar os inimigos de seu povo.

1 Reis 20:42: "Ele [o profeta] disse ao rei: Assim diz o Senhor: Porque você deixou escapar das mãos o homem que eu tinha destinado à destruição, agora a sua vida será tirada em lugar da vida dele, e o seu povo em lugar do povo dele." A mensagem do profeta mostra a importância de obedecer a Deus em tudo, e como um erro pode ter consequências graves.

1 Reis 20:48: "Ele [Ben-Hadade] viveu escondido com o rei de Israel por algum tempo." O fato de Ben-Hadade ter sido poupado deixa evidente o problema do rei Acabe em lidar com a questão dos inimigos de Israel. Isso abre espaço para uma nova batalha no futuro.

1 Reis 20:28-29: "Então o homem de Deus se aproximou do rei de Israel e disse: Assim diz o Senhor: Porque os sírios disseram: O Senhor é um deus das montanhas, mas não é um deus das planícies, eu entregarei todo este grande exército em suas mãos, e vocês saberão que eu sou o Senhor. Eles ficarão sabendo que eu sou o Senhor." A mensagem principal da passagem é a certeza da vitória de Israel em nome de Deus, mostrando que não importa a força ou a estratégia do inimigo, Deus é mais poderoso.


Luvut: