Gênesis, 48

Bíblia Ave Maria

22 Dou-te a mais que teus irmãos, uma porção que conquistei aos amorreus com minha espada e meu arco”.*




Versículos relacionados com Gênesis, 48:

Gênesis 48 narra o momento em que Jacó abençoa seus netos Efraim e Manassés, os filhos de José. Jacó concede a bênção da primogenitura a Efraim, o mais novo, em vez de Manassés, o mais velho, o que foi incomum na cultura da época. Os cinco versículos a seguir foram selecionados por sua relevância com os temas abordados neste capítulo.

1 Timóteo 4:14: "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero." A bênção de Jacó sobre Efraim e Manassés é um exemplo de como um líder pode identificar e abençoar aqueles que têm dons e habilidades especiais, mesmo que não sejam os mais velhos ou mais óbvios.

Romanos 8:17: "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." A bênção da primogenitura concedida a Efraim e não a Manassés é um exemplo de como Deus muitas vezes escolhe os menos óbvios ou aparentemente menos capazes para receber bênçãos e honras.

Provérbios 17:6: "Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais." Jacó demonstra amor e cuidado por seus netos, abençoando-os e reconhecendo a importância da próxima geração para a continuidade da família e do legado.

1 Pedro 2:9: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." A bênção concedida a Efraim e Manassés é um exemplo de como Deus pode usar a próxima geração para realizar seus propósitos e transmitir seus valores.

Hebreus 11:21: "Pela fé, Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão." A bênção de Jacó sobre seus netos é um exemplo de como a fé pode inspirar um pai ou avô a abençoar e transmitir valores espirituais à próxima geração.


Luvut: