Êxodo, 21

Bíblia Ave Maria

22 Se homens brigarem, e acontecer que venham a ferir uma mulher grávida, e esta der à luz sem nenhum dano, eles serão passíveis de uma indenização imposta pelo marido da mulher, e que pagarão diante dos juízes.




Versículos relacionados com Êxodo, 21:

Êxodo 21 é um capítulo que apresenta diversas leis e regulamentações para a justiça e a convivência pacífica entre as pessoas. Entre os temas abordados estão a escravidão, a responsabilidade civil, a pena de morte e outras questões jurídicas relevantes. A partir disso, podemos encontrar os seguintes versículos relacionados:

Provérbios 22:7: "O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta." Esse versículo faz referência à questão da escravidão, que é abordada em Êxodo 21. Na época bíblica, a escravidão era uma prática comum, mas a Bíblia apresenta regulamentações para proteger os escravos e evitar abusos.

Levítico 24:17: "E aquele que matar qualquer homem, certamente será morto." A pena de morte é um tema presente em Êxodo 21 e em outras partes da Bíblia. Esse versículo apresenta a determinação de que aquele que tirar a vida de outro ser humano deve ser punido com a morte.

Deuteronômio 19:21: "Não terás piedade; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé." Esse versículo apresenta o princípio da justiça retributiva, que é abordado em Êxodo 21. A ideia é que a punição deve ser proporcional ao crime cometido, e não deve haver excessos ou abusos.

Romanos 13:1-4: "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor quando se faz o bem, mas quando se faz o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela." Esse trecho do Novo Testamento apresenta a ideia de que as autoridades civis são instituídas por Deus para manter a ordem e a justiça na sociedade. Esse princípio está em sintonia com as regulamentações apresentadas em Êxodo 21.

Lucas 6:31: "E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também." Esse versículo apresenta o princípio da empatia e do respeito ao próximo, que é um dos fundamentos da lei apresentada em Êxodo 21. A ideia é tratar os outros com justiça e compaixão, assim como gostaríamos de ser tratados.


Luvut: