São Mateus, 15

Bíblia Ave Maria

12 Então, se aproximaram dele seus discípulos e disseram-lhe: “Sabes que os fariseus se escanda­lizaram com as palavras que ouviram?”.




Versículos relacionados com São Mateus, 15:

São Mateus 15 fala sobre as controvérsias entre Jesus e os fariseus em relação aos rituais e tradições religiosas. Jesus ensina que o que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas sim o que sai dela, ou seja, as palavras e ações. Ele critica os fariseus por seguirem tradições humanas em detrimento dos mandamentos de Deus.

Isaías 29:13: "O Senhor diz: 'Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.'" Este verso se relaciona com a crítica de Jesus aos fariseus por seguir tradições humanas em vez dos mandamentos de Deus.

Isaías 6:9-10: "O Senhor disse: 'Vá e diga a este povo: "Embora vocês ouçam, nunca entenderão; embora vejam, nunca perceberão."' Este verso é citado por Jesus quando explica por que ele fala em parábolas, para que apenas aqueles com ouvidos espirituais possam entender a verdade.

Provérbios 4:23: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Esse verso se relaciona com a ideia de que o que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas sim o que sai dela, ou seja, as palavras e ações que refletem o que está no coração.

Isaías 35:5-6: "Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo cantará de alegria." Esse verso se relaciona com os muitos milagres que Jesus realiza em São Mateus 15, curando os enfermos e os possuídos.

Colossenses 2:8: "Cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vazias e enganosas que se baseiam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, em vez de se basearem em Cristo." Este verso se relaciona com a crítica de Jesus aos fariseus por seguirem tradições humanas em detrimento dos mandamentos de Deus.


Capítulos: