Josué, 4

Bíblia Ave Maria

17 Josué ordenou-lhes: “Saí do Jordão”.




Versículos relacionados com Josué, 4:

O capítulo 4 de Josué relata o momento em que o povo de Israel atravessou o rio Jordão a pé enxuto, enquanto as águas foram represadas pelo poder de Deus. Para que a memória desse evento fosse preservada, Josué ordenou que doze homens, um de cada tribo, apanhassem uma pedra do meio do rio e a colocassem como memorial em Gilgal. Segue abaixo cinco versículos relacionados com temas abordados em Josué 4, excluindo versículos do próprio capítulo:

Salmos 78:13: "Fez partir o mar, e os fez passar pelo meio dele; e fez com que as águas parassem como em um montão." Esse versículo remete ao momento em que Deus fez o mar Vermelho se abrir para que os filhos de Israel passassem a pé enxuto. Assim como no caso do rio Jordão, esse evento foi um ato de poder divino para livrar o povo do cativeiro egípcio.

Salmos 111:4: "Fez as suas maravilhas para serem lembradas; piedoso e misericordioso é o SENHOR." Esse versículo destaca a importância de se lembrar das maravilhas que Deus realiza, como a abertura do mar Vermelho e a represamento do rio Jordão, para que a fé e a confiança no Senhor sejam fortalecidas.

Isaías 43:16: "Assim diz o SENHOR, que preparou um caminho no mar, e uma vereda nas águas impetuosas;" Esse versículo faz referência à abertura do mar Vermelho, mas também pode ser aplicado à travessia do rio Jordão, mostrando que Deus tem poder para abrir caminhos em situações impossíveis.

1 Coríntios 10:1-2: "Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar." Esse trecho do Novo Testamento relembra o episódio da travessia do mar Vermelho, mas também se aplica à travessia do rio Jordão, enfatizando que esses eventos foram importantes para a identidade e a fé do povo de Deus.

Hebreus 11:29: "Pela fé, passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram." Esse versículo faz parte do capítulo da fé em Hebreus, que destaca exemplos de homens e mulheres que viveram pela fé. A referência à passagem pelo mar Vermelho mostra que a fé foi o que permitiu que os filhos de Israel atravessassem as águas, e não a força humana.


Capítulos: