II Samuel, 16

Bíblia Ave Maria

14 O rei e toda a sua tropa chegaram extenuados às margens do rio Jordão e lá descansaram.




Versículos relacionados com II Samuel, 16:

2 Samuel 16 relata a traição de Ziba, servo de Mefibosete, e a chegada de Simei, que amaldiçoou o rei Davi enquanto ele fugia de Jerusalém. Simei jogou pedras e terra em direção ao rei e o acusou de ser um homem sanguinário que havia roubado o trono de Saul. Davi, no entanto, se recusou a retaliar contra Simei, acreditando que Deus poderia estar usando as palavras do homem para corrigi-lo.

Salmos 4:5: "Muitos dizem: “Quem nos mostrará o bem?” Faze, SENHOR, resplandecer sobre nós a luz da tua face." Davi está sendo amaldiçoado e atacado por Simei em 2 Samuel 16, mas ele confia que Deus é a fonte da verdadeira sabedoria e justiça. Este Salmo pede a Deus para fazer resplandecer a luz de sua face, trazendo alegria e esperança para aqueles que confiam nele.

Salmos 31:13-14: "Pois eu ouço a difamação de muitos; o pavor me cerca, enquanto juntos maquinam contra mim; tramam tirar-me a vida. Mas eu, SENHOR, em ti confio e digo: Tu és o meu Deus." Davi está cercado por seus inimigos em 2 Samuel 16, e este Salmo fala sobre a difamação que ele enfrenta. No entanto, Davi coloca sua confiança em Deus, lembrando-se de que ele é seu Deus e protetor.

Provérbios 16:7: "Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele." Davi escolhe não retaliar contra Simei em 2 Samuel 16, e este verso de Provérbios destaca a sabedoria dessa decisão. Quando buscamos agradar a Deus em nossos caminhos, ele pode suavizar nossos relacionamentos, mesmo com aqueles que nos opõem.

Mateus 5:44: "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem." Em 2 Samuel 16, Simei é claramente um inimigo de Davi, mas em vez de retribuir o mal, Jesus nos ensina a amar e orar por nossos inimigos. Esta atitude de amor e graça pode transformar a nós mesmos e também aqueles que nos tratam mal.

Romanos 12:19: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor." Em 2 Samuel 16, Davi escolhe não se vingar de Simei, reconhecendo que a vingança pertence a Deus. Este verso em Romanos nos lembra que a justiça é responsabilidade de Deus e não nossa. Em vez de procurar vingança, devemos confiar em Deus para agir de maneira justa.


Capítulos: