II Macabeus, 3

Bíblia Ave Maria

35 Após ter oferecido um sacrifício ao Senhor, erguido abundantes preces ao que lhe havia poupado a vida, e agradecido a Onias, Heliodoro regressou com suas tropas para junto do rei.




Versículos relacionados com II Macabeus, 3:

O capítulo 3 de 2 Macabeus narra a história de um homem rico chamado Simão, que havia emprestado uma grande quantia de dinheiro ao Tesoureiro Público Heliodoro, para que este a entregasse ao rei. Heliodoro, no entanto, tentou roubar o dinheiro do Templo e foi impedido por uma aparição divina. Os versículos abaixo são relacionados com os temas do capítulo:

Êxodo 20:15: "Não furtarás." Este é um dos mandamentos dados por Deus a Moisés no Monte Sinai, que condena o roubo de propriedade alheia. Heliodoro desobedeceu a esse mandamento ao tentar roubar o dinheiro do Templo.

Levítico 19:11: "Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo." Este versículo reforça a proibição de roubar e acrescenta a proibição de mentir e usar falsidade. A tentativa de Heliodoro de roubar o dinheiro do Templo envolveu uma mentira, já que ele afirmou estar agindo por ordem do rei.

Provérbios 11:1: "O peso falso é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer." Este versículo se refere à prática de usar pesos e medidas justos na compra e venda de mercadorias, mas pode ser aplicado ao roubo de dinheiro também. Heliodoro tentou usar um peso falso para pesar o dinheiro do Templo, o que é uma abominação para o Senhor.

Isaías 56:7: "Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos sobre o meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." Este versículo fala sobre a importância do Templo como uma casa de oração para todos os povos, onde os sacrifícios e holocaustos são oferecidos a Deus. Heliodoro desrespeitou a santidade do Templo ao tentar roubá-lo.

Malaquias 3:10: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança." Este versículo fala sobre a importância de trazer os dízimos e ofertas para a casa do tesouro, para que haja mantimento na casa de Deus. A tentativa de roubo de Heliodoro foi uma ameaça à manutenção do Templo.


Capítulos: