I Macabeus, 5

Bíblia Ave Maria

20 A Simão foram dados três mil homens para se dirigir à Galileia, e a Judas oito mil para ocupar a terra de Galaad.




Versículos relacionados com I Macabeus, 5:

O capítulo 5 de 1 Macabeus narra uma série de batalhas entre os exércitos judaicos liderados por Judas Macabeu e os exércitos dos reis estrangeiros que buscavam subjugar o povo judeu. Os temas abordados incluem a coragem na batalha, a dependência de Deus em momentos de crise e a importância da liderança justa.

2 Samuel 22:40: "Tu me cinges de força para a batalha; fazes curvarem-se sob mim os meus adversários." Esse versículo fala sobre a proteção que Deus dá em momentos de batalha e como Ele fortalece seus filhos para vencerem seus inimigos, o que pode ser relacionado com a luta dos judeus contra os reis estrangeiros.

Salmos 121:1-2: "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra." Esse salmo fala sobre a confiança que o salmista tem em Deus, que é seu protetor e socorro. Essa confiança na proteção divina pode ser relacionada com a dependência dos judeus em Deus durante as batalhas narradas em 1 Macabeus 5.

Provérbios 11:14: "Não havendo sábios conselhos, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança." Esse provérbio destaca a importância da liderança justa e sábia, que pode trazer segurança ao povo. Isso pode ser relacionado com a liderança de Judas Macabeu, que liderou o exército judeu com sabedoria e coragem.

Salmos 18:2: "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em que me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta." Esse salmo fala sobre a proteção que Deus dá a seus filhos, sendo seu refúgio, escudo e libertador. Essa proteção divina pode ser relacionada com a segurança que os judeus encontravam em Deus durante as batalhas narradas em 1 Macabeus 5.

Isaías 54:17: "Nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles", declara o Senhor. Esse versículo fala sobre a proteção que Deus dá a seus servos, garantindo que nenhuma arma ou acusação prevalecerá contra eles. Esse tema de proteção divina pode ser relacionado com a segurança que os judeus encontravam em Deus durante as batalhas narradas em 1 Macabeus 5.


Capítulos: