I Macabeus, 2

Bíblia Ave Maria

44 Formaram, pois, um exército e na sua ira e indignação massacraram certo número de prevaricadores e de traidores da Lei; os outros procuraram refúgio junto aos estrangeiros.




Versículos relacionados com I Macabeus, 2:

O capítulo 2 do livro de 1 Macabeus narra a revolta liderada por Matatias contra a opressão grega e a defesa da religião judaica. Matatias, um sacerdote idoso, recusa-se a obedecer às ordens do rei grego Antíoco IV Epifânio de oferecer um sacrifício aos deuses pagãos e mata um judeu que tenta fazê-lo. Matatias foge para as montanhas com seus cinco filhos e outros seguidores, e começa a organizar a resistência. Ele convoca todos os judeus fiéis a se juntarem a ele na luta pela liberdade e pela fé. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em 1 Macabeus 2:

Deuteronômio 13:4 - "Andareis após o Senhor vosso Deus, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis." Esse versículo destaca a importância da obediência a Deus e da observância dos mandamentos em face da tentação de seguir outras crenças e práticas.

Salmos 119:89 - "Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu." Esse versículo destaca a importância da palavra de Deus e sua eternidade, incentivando a lealdade a ela em vez de ceder às pressões da cultura ou do governo.

Jeremias 9:23-24 - "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor." Este versículo destaca a importância de confiar em Deus e na Sua justiça, em vez de depender da sabedoria, força ou riqueza.

Isaías 41:10 - "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Este versículo destaca a importância da confiança em Deus em tempos de dificuldade e incerteza.

2 Timóteo 1:7 - "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." Este versículo destaca a importância da força interior, do amor e da moderação que Deus concede a Seus seguidores, em vez do medo que pode levar à submissão aos opressores.


Capítulos: