I Macabeus, 16

Bíblia Ave Maria

3 Mas já estou velho, enquanto que vós, graças a Deus, tendes a idade necessária. Tomai, pois, o meu lugar e o de meu irmão. Ide combater por nossa raça, e que o socorro do céu esteja convosco”.




Versículos relacionados com I Macabeus, 16:

1 Macabeus 16 narra a morte de Simão, o último dos irmãos Macabeus, e a transição do poder para seu filho João Hircano. O capítulo também destaca os sucessos militares de Simão, sua reconstrução do templo e a paz que ele trouxe para a Judeia. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Macabeus 16:

Salmo 68:20 - "Bendito seja o Senhor! Dia a dia ele leva a nossa carga, o Deus que é a nossa salvação." Este salmo fala da ajuda de Deus em carregar fardos e nos salvar. Pode ser aplicado a Simão, que ajudou a carregar o fardo do povo judeu e a salvá-los dos inimigos.

1 Crônicas 29:28 - "Ele morreu em boa velhice, cheio de dias, riquezas e honra, e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar." Este versículo descreve o fim de Davi, que morreu em paz e foi sucedido por seu filho Salomão. Isso pode ser comparado com a morte de Simão, que morreu em paz e foi sucedido por seu filho João Hircano.

Isaías 32:18 - "A minha gente habitará em lugar de paz, em moradas seguras, em repousos tranqüilos." Este verso fala da paz que Deus promete para o seu povo. Isso pode ser relacionado com o governo de Simão, que trouxe a paz para a Judeia.

2 Crônicas 2:4 - "Agora, ordena que me cortem cedros do Líbano; os meus servos estarão com os teus servos, e te darei o salário que designares para os teus servos." Este versículo é uma oferta de ajuda de Salomão a Hirão, rei de Tiro. Isso pode ser comparado com a ajuda que Simão recebeu de seus aliados, como os romanos, para ajudar a reconstruir o templo.

Provérbios 3:3-4 - "Nunca deixes a misericórdia e a fidelidade te abandonarem; ata-as ao redor do teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração. E encontrarás favor e bom entendimento diante de Deus e dos homens." Este versículo fala da importância da misericórdia e da fidelidade. Isso pode ser aplicado a Simão, que mostrou misericórdia e fidelidade para com seu povo ao lutar por sua liberdade e reconstruir o templo.


Capítulos: