I Macabeus, 15

Bíblia Ave Maria

11 Este, perseguido por Antíoco, foi refugiar-se em Dora, cidade marítima,




Versículos relacionados com I Macabeus, 15:

1 Macabeus 15 narra a aliança entre o rei Antíoco Eupátor e o general Lísias, que se opõem a Judas Macabeu e seu exército. Judas busca apoio do senado romano e envia uma carta ao poderoso governador romano, Lúcio, pedindo ajuda contra seus inimigos. A seguir, estão cinco versículos relacionados com os temas do capítulo:

Atos dos Apóstolos 23:24: "Prepara também cavalos, para que, pondo a Paulos sobre eles, o levem salvo a Félix, o governador." Assim como Judas Macabeu, o apóstolo Paulo também se envolveu em questões políticas e buscou ajuda do governador romano em situações de perigo.

Eclesiástico 3:26: "A vergonha é para meu filho a aflição da balança; mais vale a pobreza com integridade que a riqueza com a iniquidade." A integridade é uma virtude valorizada tanto no livro de Eclesiástico quanto na história de Judas Macabeu, que se recusa a se submeter aos poderosos e mantém sua luta pelos direitos de seu povo.

2 Coríntios 8:21: "Porque nos preocupamos com aquilo que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens." A preocupação com a honestidade é outro valor que aparece na história de Judas Macabeu, que luta contra a corrupção e a opressão em nome da justiça.

Romanos 13:1: "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que existem foram ordenadas por Deus." A relação entre os líderes religiosos e políticos também é um tema presente na história de Judas Macabeu, que busca alianças estratégicas para proteger seu povo.

1 Timóteo 2:2: "Pelos reis e por todos os que estão em autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada em toda a piedade e honestidade." A oração pelos líderes e autoridades também é uma prática incentivada nas escrituras, como forma de buscar a paz e a prosperidade da sociedade.


Capítulos: