Ester, 3

Bíblia Ave Maria

13 Foram expedidas cartas, por correios, para todas as províncias do rei, a fim de destruir, matar e exterminar todos os judeus, jovens, velhos, crianças e mulheres, num só dia, no dia treze do duodécimo mês, chamado Adar, e a fim de entregar ao saque os seus despojos.




Versículos relacionados com Ester, 3:

Ester 3 é o capítulo em que o personagem Hamã, um dos conselheiros do rei persa, elabora um plano para exterminar todos os judeus do reino. Ele consegue convencer o rei a emitir um decreto que autoriza a matança, gerando grande angústia e temor entre o povo judeu. A seguir, cinco versículos relacionados com os temas abordados em Ester 3:

Provérbios 29:2: "Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme." O livro de Ester retrata claramente essa realidade: o povo sofre as consequências da maldade e ganância de Hamã, um homem ímpio que alcançou grande poder no reino.

Isaías 10:1-2: "Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão para negar justiça aos pobres, para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, para despojar as viúvas e roubar dos órfãos!" O decreto de Hamã foi um exemplo de uma lei injusta que tinha como objetivo oprimir e eliminar um grupo específico de pessoas.

Salmos 37:7: "Descansa no Senhor e espera nele com paciência; não te irrites por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que leva a cabo seus maus desígnios." Esse salmo traz uma mensagem de confiança em Deus, mesmo quando os ímpios prosperam e promovem a injustiça. Essa é uma mensagem importante para os judeus de Ester 3, que precisavam confiar que Deus cuidaria deles e que Hamã não teria a última palavra.

Provérbios 26:27: "O que faz uma cova, nela cairá; e quem rola uma pedra, para ela voltará." Esse provérbio fala sobre o fato de que a maldade que uma pessoa semeia eventualmente retorna a ela. Esse princípio se aplica a Hamã, que planejou o extermínio dos judeus, mas acabou sendo enforcado na forca que havia preparado para o líder judeu Mordecai.

Romanos 12:19: "Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei', diz o Senhor." Esse versículo destaca a importância de não buscar vingança pessoal, mas confiar que Deus é justo e trará justiça no momento certo. Essa é uma lição que os judeus de Ester 3 precisaram aprender, já que inicialmente foram incentivados a lutar contra seus inimigos, mas acabaram sendo orientados a confiar que Deus lutaria por eles.


Capítulos: