Provérbios, 1

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Provérbios de Salomão, filho de Davide, rei de Israel,




Versículos relacionados com Provérbios, 1:

Provérbios 1 é uma introdução ao livro de Provérbios e enfatiza a importância da sabedoria e do conhecimento. O capítulo apresenta a voz da sabedoria personificada como uma mulher que clama nas ruas, exortando as pessoas a buscarem o conhecimento e a rejeitarem a tolice e o pecado.

Provérbios 4:5-7: "Adquira sabedoria, adquira discernimento; não se esqueça das palavras da minha boca, nem se afaste delas. Não a abandone e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. A sabedoria é a principal coisa; portanto, adquira sabedoria. E, além disso, com tudo o que você adquirir, adquira discernimento." Este versículo enfatiza a importância da sabedoria e do discernimento, que são os temas centrais de Provérbios 1.

Provérbios 2:1-6: "Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar os meus mandamentos no coração, ouvindo a sabedoria e inclinando o coração ao entendimento; sim, se você clamar por discernimento e gritar por entendimento, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como se busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e encontrará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor dá sabedoria, e da sua boca vêm o conhecimento e o entendimento." Este versículo destaca a importância de buscar a sabedoria e o entendimento, que são fundamentais para viver uma vida piedosa.

Provérbios 3:5-6: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; em todos os seus caminhos reconheça-o, e ele endireitará as suas veredas." Este versículo destaca a importância da confiança em Deus e em sua sabedoria em vez de confiar apenas em nossa própria compreensão limitada.

Provérbios 9:10: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento." Este versículo enfatiza que o temor do Senhor é o fundamento da sabedoria e do entendimento, que são os temas centrais de Provérbios 1.

Provérbios 14:1: "A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua." Este versículo destaca a importância da sabedoria para construir uma vida saudável e próspera, que é um tema central de Provérbios 1.


Chapters: