São Mateus, 11

Bíblia Ave Maria

1 Após ter dado instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu para ensinar e pregar nas cidades daquela região.

2 Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos:

3 “Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro?”.

4 Respondeu-lhes Jesus: “Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes:

5 os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres...

6 Bem-aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda!”.

7 Tendo eles partido, disse Jesus à multidão a respeito de João: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?*

8 Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis.

9 Então, por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta.

10 É dele que está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho (Ml 3,1).

11 Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.

12 Desde a época de João Batista até o presente, o Rei­no dos Céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.*

13 Porque os profetas e a Lei tiveram a palavra até João.

14 E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.*

15 Quem tem ouvidos ouça.

16 A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros:

17 Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamenta­ção e não chorais.

18 João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: Ele está possesso de um demônio.

19 O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos”.

20 Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se:

21 “Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza.

22 Por isso, vos digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós!

23 E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia.

24 Por isso, te digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti!”.

25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.

26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.

27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.

28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.

29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.

30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve”.




Versículos relacionados com São Mateus, 11:

O capítulo 11 de São Mateus apresenta a continuação do ministério de Jesus, que começa a enfrentar a incredulidade de algumas pessoas e a rejeição de outras. Ele também envia seus discípulos para realizar milagres e pregar o evangelho. Além disso, Jesus se dirige diretamente ao povo, chamando-os para que venham a Ele e encontrem descanso para suas almas. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em São Mateus 11:

Salmo 86:5: "Pois tu, Senhor, és bom, e pronto para perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam." Jesus convida as pessoas cansadas e sobrecarregadas a virem a Ele e encontrar descanso em sua graça e bondade.

Isaías 55:1: "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite." Jesus oferece a todos, independentemente da sua situação financeira ou social, a oportunidade de encontrar vida e satisfação nele.

João 14:6: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Jesus afirma que Ele é a única maneira de se chegar a Deus e encontrar verdadeira vida e paz.

Mateus 11:28-29: "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Jesus convida as pessoas a se aproximarem dele, apegando-se a ele e aprendendo dele, para encontrar descanso e paz em suas almas.

Lucas 9:23: "Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz, e siga-me." Jesus chama as pessoas para deixar tudo e segui-lo, assumindo sua cruz diariamente e encontrando vida em união com Ele.


Chapters: