Levítico, 21

Bíblia Ave Maria

1 O Senhor disse a Moisés: “Dize aos sacerdotes, filhos de Aarão, o seguinte: Ninguém será considerado como impuro no meio de seu povo por causa de um morto,

2 exceto quando se trate de seu paren­te próximo, mãe, pai, filho, filha, irmão,

3 irmã virgem que não se casou e vive junto dele. Por ela poderá contaminar-se.

4 Ele, sendo chefe no meio de seu povo, não se tornará impuro, para não se profanar.

5 Os sacerdotes não rasparão a cabeça, nem os lados de sua barba, e não farão incisões em sua carne.

6 Serão santos para o seu Deus e não profanarão o seu nome, porque oferecem ao Senhor os sacrifícios consumidos pelo fogo, o pão de seu Deus. Serão santos.

7 Não desposarão uma mulher prostituída ou desonrada, nem uma mulher repudiada pelo marido, porque são santos para o seu Deus.

8 Terás, pois, o sacerdote por santo, porque ele oferece o pão de teu Deus. Ele será santo para ti, porque eu, o Senhor que vos santifico, sou santo.

9 Se a filha de um sacerdote se desonrar pela prostituição, desonrará seu pai e será queimada no fogo.

10 O sumo sacerdote, superior a seus irmãos, sobre cuja cabeça se derramou o óleo da unção, e que foi estabelecido para revestir as vestes sagradas, não descobrirá a sua cabeça, e não rasgará as suas vestes.

11 Não se aproximará de morto algum; e não se contaminará por seu pai, nem por sua mãe.

12 Não sairá do santuário de seu Deus, e não o profanará, porque o óleo da unção de seu Deus está sobre ele como um diadema. Eu sou o Senhor.

13 Tomará por mulher uma virgem.

14 Não desposará nem viúva, nem mulher repudiada, nem mulher prostituída ou desonrada, mas desposará uma virgem do meio de seu povo.

15 Não desonrará sua linha­gem no meio de seu povo, porque sou eu, o Senhor, que o santifico”.

16 O Senhor disse a Moisés:

17 “Dize a Aarão o seguinte: Homem algum de tua linhagem, por todas as gerações, que tenha algum defeito físico, oferecerá o pão de seu Deus.

18 Desse modo, serão excluídos todos aqueles que tiverem uma deformidade: cegos, coxos, mutilados, pessoas de membros desproporcionais,

19 ou tenha uma fratura no pé ou na mão,

20 corcundas ou anões, os que tiverem uma mancha no olho, ou a sarna, uma inflamação, ou os testículos esmagados.

21 Homem algum da linhagem de Aarão, o sacer­dote, que for deformado, oferecerá os sacrifícios consumidos pelo fogo. Sendo vítima de uma deformidade, não poderá apresentar-se para ofere­cer o pão de seu Deus.

22 Mas poderá comer o pão de seu Deus, provenien­te das ofertas santíssimas e das ofertas santas.

23 Não se aproximará, porém, do véu nem do altar, porque é deformado. Não profanará meus santuários, porque eu sou o Senhor que os santifico”.

24 Tais foram as palavras de Moisés a Aarão e a seus filhos, bem como a todos os israelitas.




Versículos relacionados com Levítico, 21:

O capítulo 21 do livro de Levítico trata das leis e exigências para os sacerdotes em relação à sua pureza e santidade, a fim de que possam se aproximar de Deus e servir no templo. Os versículos selecionados são os seguintes:

Números 16:5: "E falou a Corá e a todo o seu grupo, dizendo: Amanhã de manhã, o Senhor fará saber quem é seu, e quem é o santo, e quem fará chegar a ele; e a quem ele escolher, ele fará chegar a ele." Este versículo mostra que Deus escolhe aqueles que são santos e dignos de se aproximar dele, e que ele fará essa escolha clara.

Deuteronômio 23:1: "Não entrará na congregação do Senhor aquele que tiver os testículos feridos ou mutilados, ou o membro viril cortado." Este versículo destaca a importância da integridade física para o sacerdote, que deve estar completo e sem defeito para se aproximar de Deus.

Isaías 52:11: "Apartai-vos, apartai-vos, saí daí, não toqueis em coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, vós que levais os vasos do Senhor." Este versículo enfatiza a importância da pureza para aqueles que carregam os vasos do Senhor, ou seja, aqueles que servem em seu templo.

Efésios 5:27: "Para que a apresente a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." Este versículo descreve o ideal de santidade para a igreja, que deve ser sem mancha ou defeito, e enfatiza a importância da pureza para se aproximar de Deus.

Hebreus 7:26: "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais elevado do que os céus." Este versículo descreve Jesus como o sumo sacerdote perfeito, que é santo, inocente e imaculado, e é separado dos pecadores para se aproximar de Deus em nosso favor. Ele exemplifica a importância da pureza e da santidade para o serviço sagrado.


Chapters: