Isaías, 64

Bíblia Ave Maria

1 Oh! Se rasgásseis os céus, se descêsseis para fazer desabar diante de vós as montanhas,

2 como o fogo faz fundir a cera, como a chama faz evaporar a água, assim faríeis conhecer a vossos adversários quem sois, e as nações tremeriam diante de vós,*

3 vendo-vos executar prodígios inesperados dos quais nunca se tinha ouvido falar. Ah! Se descêsseis, e as montanhas fossem sacudidas diante de vós!

4 Nenhum ouvido ouviu, olho algum viu outro deus salvar assim aqueles que contam com ele.*

5 Vós vindes à frente daqueles que procedem bem, e se recordam de vossas vias. Eis que vos irritastes, e nós éramos culpados; isso perdura há muito tempo: como seríamos salvos?

6 Todos nós nos tornamos como homens impuros, nossas boas ações são como roupa manchada; como folhas todos nós murchamos, levados por nossos pecados como folhas pelo vento.

7 Não há ninguém para invocar vosso nome, para recuperar-se e a vós se afeiçoar, porque nos escondeis a vossa face, e nos deixais ir a nossos pecados.

8 E, no entanto, Senhor, vós sois nosso pai; nós somos a argila da qual sois o oleiro: todos nós fomos modelados por vossas mãos.

9 Oh! Senhor, não vos irriteis excessivamente! Não guardeis a lembrança da culpa indefinidamente. Olhai, pois! Somos vosso povo:

10 apesar disso, vossas cidades santas tornaram-se um deserto, Sião tornou-se um ermo, Jerusalém, uma solidão.*

11 Nosso santo e glorioso templo, onde nossos antepassados celebravam vossos louvores, tornou-se presa das chamas: tudo o que tínhamos de precioso foi saqueado.

12 A esse espetáculo, Senhor, podereis ficar insensível? Guardar silêncio e humilhar-nos mais ainda?




Versículos relacionados com Isaías, 64:

Isaías 64 é um capítulo que fala sobre o clamor do povo de Deus pela sua intervenção e redenção diante da sua situação de pecado e afastamento do Senhor. Os versículos selecionados abaixo tratam de temas como a justiça e a misericórdia de Deus, a importância da oração e da busca por Deus, e a promessa de restauração.

Salmos 85:10: "A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram." Este versículo fala sobre a união entre a justiça e a misericórdia de Deus, que se encontram na obra redentora de Cristo, que pagou o preço pelos nossos pecados e nos concedeu o perdão e a salvação.

Isaías 65:24: "Antes mesmo de clamarem, eu responderei; ainda falando, atenderei." Aqui Deus promete responder ao clamor do seu povo antes mesmo que eles o expressem em palavras, mostrando a sua atenção e amor por cada um de seus filhos.

Salmos 80:3: "Ó Deus, restaura-nos e faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos." Esse salmo expressa a súplica do povo de Deus por sua restauração e salvação, e reflete o clamor apresentado em Isaías 64.

Isaías 63:7: "Celebrarei as misericórdias do SENHOR e os seus muitos benefícios, conforme tudo o que o SENHOR nos concedeu e conforme a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que lhe concedeu segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benevolências." Nesse versículo, Isaías relembra as muitas bênçãos que Deus já concedeu a seu povo, e destaca a importância de celebrar e agradecer por essas bênçãos em oração.

Isaías 65:17: "Pois eis que eu crio novos céus e nova terra, e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais serão lembradas." Esse versículo traz a promessa de Deus de que Ele fará uma obra completamente nova na vida de seu povo, restaurando tudo o que foi perdido pelo pecado e trazendo um novo tempo de paz e alegria.


Chapters: