II Crônicas, 3

Bíblia Ave Maria

1 Salomão começou a construção do Templo do Senhor, em Jerusalém, no monte Moriá, onde Deus tinha aparecido a seu pai Davi, no lugar que este tinha preparado, na eira de Ornã.

2 Foi no segundo dia do segundo mês, no quarto ano de seu reinado, que iniciou a obra.

3 Estes são os fundamentos determinados por Salomão para a construção do templo: de comprimento, sessenta côva­dos, segundo a antiga medida; de largura, vinte côvados.

4 O pórtico, que se achava no frontispício e cujo comprimento correspondia à largura do edifício, tinha vinte côvados e vinte de altura. Era revestido de ouro puro por dentro.*

5 A grande sala foi forrada de ciprestes; ele a guarneceu de ouro puro nos lugares em que estavam esculpidas as palmas e as pequenas cadeias.

6 Ornou essa sala com pedras preciosas; o ouro era de Parvaim.

7 O rei revestiu de ouro a sala: traves, umbrais, paredes e portas; nas paredes mandou esculpir querubins.

8 Fez também a construção da sala do Santo dos Santos, cujo comprimento, igual à largura do edifício, era de vinte côvados. O valor do ouro fino, com que o recobriu, era de seiscentos talentos.

9 Mesmo os pregos eram de ouro e pesavam cinquenta siclos. Revestiu igualmente de ouro os aposentos.

10 Para o interior do Santo dos Santos, mandou esculpir dois querubins e os revestiu de ouro.

11 O comprimento de suas asas era de vinte côvados. Uma asa do primeiro, de cinco côvados de comprimento, tocava a parede da sala e a outra, de cinco côvados, tocava a asa do segundo querubim.

12 Uma asa do segundo que­rubim, de cinco côvados de comprimento, tocava a parede da sala e a outra, de cinco côvados de comprimento, tocava a asa do primeiro.

13 Assim, a envergadura das asas desses querubins era de vinte côvados. Sustentavam-se sobre seus pés com o rosto voltado para a sala.

14 O rei mandou fazer a cortina de púrpura violeta, carmesim e de linho fino e nela mandou bordar querubins.

15 Diante do edifício, levantou duas colunas de trinta e cinco côvados de altura, tendo no alto um capitel de cinco côvados.*

16 Como para o santuário, fez pequenas cadeias, colocou-as no cimo das colunas e suspendeu nelas cem romãs.

17 Levantou colunas, uma à direita e outra à esquerda da fachada do templo; chamou à da direita Jaquin e à da esquerda, Booz.




Versículos relacionados com II Crônicas, 3:

2 Crônicas 3 descreve a construção do templo de Salomão em Jerusalém. O capítulo detalha as dimensões e materiais usados na construção do templo, incluindo o Santo dos Santos, os querubins e a cortina de linho fino. O capítulo também menciona a mão de obra envolvida na construção, incluindo artesãos e escultores habilidosos.

1 Reis 6:7 - "E enquanto construía a casa, ela foi erguida com pedras já preparadas na pedreira, de modo que nem o martelo nem o machado nem qualquer outra ferramenta de ferro foram ouvidos na casa enquanto ela era construída." Este versículo descreve a construção do templo de Salomão e é uma continuação direta do relato em 2 Crônicas 3.

2 Crônicas 3:5 - "As grandes figuras de querubins esculpidas em madeira de oliveira revestida de ouro foram colocadas no Santo dos Santos." Este versículo descreve a instalação dos querubins no Santo dos Santos, uma parte importante do templo de Salomão.

Êxodo 25:22 - "Ali, acima do propiciatório, entre os dois querubins que estão sobre a arca da aliança, falarei com você sobre tudo o que eu lhe ordenar a respeito dos israelitas." Este versículo descreve como Deus falava com Moisés no propiciatório, entre os querubins. Em 2 Crônicas 3, os querubins também são colocados no Santo dos Santos, mostrando a importância dessas figuras.

1 Reis 7:13-14 - "O rei Salomão enviou buscar Hirão, de Tiro. Ele era filho de uma viúva da tribo de Naftali, e seu pai era de Tiro, que trabalhava com bronze. Hirão era um homem habilidoso e capaz de fazer todo tipo de trabalho em bronze. Ele veio para o rei Salomão e fez todo o trabalho em bronze." Este versículo descreve a habilidade de Hirão, que foi um artesão habilidoso na construção do templo de Salomão.

2 Crônicas 3:1 - "Salomão começou a construir o templo do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor havia aparecido a seu pai Davi. Esse era o lugar designado por Davi na eira de Araúna, o jebuseu, onde Davi havia construído um altar ao Senhor." Este versículo estabelece o local da construção do templo, mostrando que Salomão seguiu o plano de seu pai Davi.


Chapters: