I São João, 3

Bíblia Ave Maria

1 Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

2 Caríssimos, desde agora somos fi­lhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isso se manifestar, sere­mos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é.*

3 E todo aquele que nele tem essa esperança torna-se puro, como ele é puro.

4 Todo aquele que peca transgride a Lei, porque o pecado é transgressão da Lei.

5 Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado.

6 Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu.

7 Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo.

8 Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.

9 Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus.*

10 É nisso que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão.

11 Pois esta é a mensagem que tendes ouvido desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

12 Não façamos como Caim, que era do Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as do seu irmão, justas.

13 Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia.

14 Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

15 Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino.

16 Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.

17 Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus?

18 Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.

19 Nisso é que conheceremos se somos da verdade, e tranquilizaremos a nossa consciência diante de Deus,*

20 caso nossa consciência nos censure, pois Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas.

21 Caríssimos, se a nossa consciência nada nos censura, temos confiança diante de Deus,

22 e tudo o que lhe pedirmos, receberemos dele porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a seus olhos.

23 Eis o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou.

24 Quem observa os seus mandamentos permanece em (Deus) e (Deus) nele. É nisto que reconhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.




Versículos relacionados com I São João, 3:

1 São João 3 trata da filiação divina, do amor fraternal e da prática do pecado. O capítulo começa destacando o amor do Pai por nós, que somos chamados de filhos de Deus. Em seguida, o autor enfatiza que aquele que pratica o pecado é filho do diabo, pois o diabo peca desde o princípio. Ele também destaca a importância de amar ao próximo e mostra que esse amor é um sinal de que pertencemos a Deus. Por fim, o capítulo fala sobre a prática da justiça e como isso é evidência de que somos nascidos de Deus.

Romanos 8:16: "O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus." Esse versículo destaca a ideia de filiação divina mencionada em 1 São João 3. O autor de Romanos fala que o Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus e, assim, podemos clamar a ele como "Abba, Pai".

1 Coríntios 15:33: "Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes." Esse versículo tem relação com o trecho em que o autor de 1 São João 3 enfatiza a importância de amar ao próximo. As más companhias podem levar uma pessoa a praticar o pecado, enquanto o amor ao próximo deve levá-la a fazer o bem.

Hebreus 2:14-15: "Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também ele participou dessas coisas, para que pela sua morte derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte." Esse versículo fala sobre a derrota do diabo, mencionado em 1 São João 3 como aquele que peca desde o princípio. A morte de Jesus na cruz liberta as pessoas do poder do diabo e do medo da morte.

Tiago 2:14-17: "De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: 'Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se', sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta." Esse versículo tem relação com a ideia de que a prática da justiça é evidência de que somos nascidos de Deus, mencionada em 1 São João 3. Tiago enfatiza que a fé sem obras está morta, ou seja, a fé deve ser acompanhada de ações que demonstrem o amor ao próximo.


Chapters: