I Samuel, 7

Bíblia Ave Maria

1 Vieram, pois, os habitantes de Caria­­-tarim, transportaram a arca do Senhor, puseram-na em casa de Abinadab, sobre a colina e consagraram o seu filho Eleazar para que a guardasse.

2 E o tempo passou. Decorridos vinte anos desde o dia em que a arca fora levada para Cariatarim, todo o Israel se lamentava, invocando o Senhor.

3 E Samuel falou a todo o povo de Israel, dizendo: “Se voltardes de todo o vosso coração para o Senhor, tirando do meio de vós os deuses estranhos e as Astarot, se vos apegardes de todo o vosso coração ao Senhor e só a ele servirdes, então ele vos livrará das mãos dos filisteus”.

4 Os israelitas afastaram os baals e as astartes e serviram só ao Senhor.

5 “Convocai todo o Israel em Masfa – disse Samuel – e orarei por vós ao Senhor.”

6 Reuniram-se em Masfa, tiraram água, derramaram-na diante do Senhor e jejuaram aquele dia, dizendo: “Pecamos contra o Senhor”. Samuel era juiz de Israel, em Masfa.

7 Os filisteus foram informados de que os israelitas tinham se juntado em Masfa e os seus príncipes marcharam contra Israel. Os israelitas o souberam e ficaram aterrorizados.

8 Disseram a Samuel: “Não cesses de clamar por nós ao Senhor, nosso Deus, para que ele nos salve das mãos dos filisteus”.

9 Samuel tomou um cordeiro de leite e ofereceu-o inteiro em holocausto ao Senhor; depois, clamou ao Senhor por Israel e o Senhor o ouviu.

10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus começaram o combate contra Israel. O Senhor, porém, trovejou com a sua voz fortíssima sobre os filisteus naquele momento e eles se dispersaram, sendo batidos pelos israelitas.

11 Os vencedores, saindo de Masfa, perseguiram os filisteus e feriram-nos até o lugar que está por baixo de Bet-Car.

12 Tomou Samuel uma pedra e pô-la entre Masfa e Sen, dando-lhe o nome de Eben-Ezer, pois disse: “Até aqui nos socorreu o Senhor”.*

13 Humilhados dessa forma, os filisteus não tentaram mais voltar ao território de Israel. A mão do Senhor pesou sobre os filisteus durante toda a vida de Samuel.

14 Foram devolvidas a Israel as cidades que os filisteus lhes tinham tomado, desde Acaron até Gat. Israel livrou sua terra das mãos dos filisteus e havia paz entre Israel e os amorreus.

15 Samuel foi juiz em Israel durante toda a sua vida.

16 Ia a cada ano visitar Betel, Gálgala e Masfa, onde pronunciava os seus juízos em favor de todo o Israel.

17 Voltava depois para Ramá, onde habitava. Ali também julgava Israel e edificou naquele lugar um altar ao Senhor.




Versículos relacionados com I Samuel, 7:

1 Samuel 7 narra a recuperação da Arca da Aliança pelos israelitas e sua subsequente vitória sobre os filisteus, seguida pela instalação de Samuel como juiz de Israel. Os temas abordados incluem arrependimento, consagração, oração, intervenção divina e liderança.

Salmos 51:17: "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." Este verso fala sobre a importância do arrependimento e da humildade diante de Deus, algo que os israelitas demonstraram em 1 Samuel 7 ao reconhecerem seus pecados e se voltarem para Ele.

1 João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Este verso enfatiza a importância da confissão de pecados para a obtenção do perdão divino, algo que os israelitas fizeram em 1 Samuel 7 ao se arrependerem e confessarem seus pecados.

Tiago 5:16: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis: a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Este verso fala sobre o poder da oração e da intercessão, algo que Samuel demonstrou em 1 Samuel 7 ao interceder pelos israelitas e buscar a intervenção divina em favor deles.

Salmos 34:17: "Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias." Este verso enfatiza a prontidão de Deus em ouvir as orações dos justos e em responder a elas com libertação e salvação, algo que os israelitas experimentaram em 1 Samuel 7 quando Deus interveio em seu favor.

1 Timóteo 3:1-2: "Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível." Este verso fala sobre a importância da liderança justa e irrepreensível na igreja, algo que Samuel exemplificou em 1 Samuel 7 ao servir como juiz de Israel e liderar o povo em direção a Deus.


Chapters: