Rute, 3

Bíblia Ave Maria

13 Passa aqui esta noite. Amanhã, se ele quiser usar de seu direito de resgate sobre ti, está bem, que o faça. Do contrário, eu o farei; juro pelo Senhor! Dorme, pois até pela manhã”.




Versículos relacionados com Rute, 3:

O capítulo 3 do livro de Rute narra o plano de Noemi para garantir um futuro seguro para Rute, sua nora. Ela instrui Rute a se vestir com suas melhores roupas e perfumar-se, antes de ir até o campo onde Boaz, parente próximo de Noemi, está dormindo. Rute então deita-se a seus pés e cobre-o com seu manto, simbolizando seu pedido para que ele a cubra com sua proteção e amor. Os seguintes cinco versículos, em ordem de proximidade com os temas do capítulo, foram selecionados para ilustrar a temática do livro:

Salmos 17:8: "Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas." Este versículo fala sobre a proteção divina e a necessidade de confiar em Deus para encontrar segurança e refúgio. É relevante para a situação de Rute, que busca proteção e segurança em Boaz.

Provérbios 31:10-11: "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho." Este versículo descreve as qualidades de uma mulher virtuosa, incluindo sua confiança e valor para seu marido. É relevante para a relação entre Rute e Boaz, que começa a se desenvolver neste capítulo.

Cânticos 2:3: "Como uma macieira entre as árvores da floresta, assim é o meu amado entre os rapazes. Eu me assento à sua sombra com grande prazer, e o seu fruto é doce ao meu paladar." Este versículo descreve o amor e a proteção oferecidos por um amado, o que é relevante para o relacionamento em desenvolvimento entre Rute e Boaz.

Gênesis 24:12-14: "Ó Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me hoje a tua bondade e concede sucesso à minha missão. Aqui estou, junto à fonte de água, e as filhas dos homens desta cidade estão saindo para buscar água. Faze com que a moça a quem eu disser: ‘Por favor, incline o cântaro para eu beber’, e que responder: ‘Bebe, e também darei água aos teus camelos’, seja a escolhida por ti para o servo Isaac. Assim conhecerei que mostraste bondade a meu senhor." Este versículo fala sobre a oração de um servo em busca de uma esposa para seu mestre. É relevante para a situação em que Boaz se encontra, procurando uma esposa e uma herdeira para sua propriedade.

Provérbios 18:22: "Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor." Este versículo destaca a importância da escolha de uma boa esposa, que é uma bênção de Deus. É relevante para a busca de Boaz por uma esposa e a decisão de Rute de se tornar sua pretendente.


Kapitel: