Neemias, 13

Bíblia Ave Maria

15 Na mesma época, encontrei em Judá homens que pisavam uvas durante o sábado, carregavam molhos e transportavam em jumentos vinho, uva, figos e toda a espécie de fardos, levando-os para Jerusalém em dia de sábado. Admoestei-os então a respeito do dia em que vendiam os seus produtos.




Versículos relacionados com Neemias, 13:

Neemias 13 narra o retorno de Neemias a Jerusalém após um tempo afastado. Ele encontra muitas coisas erradas acontecendo, como a violação do sábado, a mistura de casamentos com os povos vizinhos e a negligência no sustento dos levitas. Neemias toma medidas drásticas para corrigir esses problemas e restaurar a santidade do povo de Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Esdras 10:11: "Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR, Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; e separai-vos dos povos desta terra e das mulheres estrangeiras." Este versículo se relaciona com a preocupação de Neemias com a mistura de casamentos entre os israelitas e os povos vizinhos. Ele toma medidas drásticas para separar o povo de Deus dessas influências estrangeiras e restaurar a santidade.

Êxodo 20:8: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar." Neemias fica indignado ao encontrar o povo violando o sábado e toma medidas para restaurar a observância do dia de descanso como um sinal da aliança entre Deus e seu povo.

Deuteronômio 23:21: "Quando fizeres algum voto ao SENHOR teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o SENHOR teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado." Neemias descobre que os levitas não estavam sendo sustentados de acordo com a lei e toma medidas para restaurar a provisão adequada para esses servos de Deus.

Malaquias 3:8-10: "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais, vós, toda a nação." Neemias confronta o povo pelo não pagamento dos dízimos e toma medidas para garantir que a provisão adequada seja feita para o serviço do templo.

1 Coríntios 5:6: "Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?" Neemias toma medidas drásticas para expulsar os que estão vivendo em pecado da comunidade e restaurar a pureza do povo de Deus. Este versículo destaca a importância da disciplina na igreja para preservar a santidade e o testemunho do povo de Deus.


Kapitel: