Juízes, 4

Bíblia Ave Maria

11 Ora, Héber, o cineu, tinha-se separado dos cineus da família de Hobab, cunhado de Moisés, e tinha levantado suas tendas até o carva­lhal de Saananim, perto de Cedes.




Versículos relacionados com Juízes, 4:

Juízes 4 narra a história de Débora, uma profetisa e juíza em Israel, que liderou o exército israelita para a batalha contra os cananeus, comandados por Sísera. Aqui estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Juízes 4:

Juízes 5:7: "Desfaleciam as vilas em Israel, e em Israel tu te levantaste, ó Débora, mãe em Israel; " Este versículo é parte do cântico de Débora e Baraque após a vitória sobre os cananeus. Ele destaca a liderança única de Débora como uma "mãe em Israel" que se levantou para liderar o povo em um momento de necessidade.

Josué 11:10: "E Josué, virando, tomou a cidade naquele mesmo dia, e matou a fio de espada o rei dela; e destruiu a ela, e a todos os que nela estavam; nada deixou dela que respirasse; e ao rei de Hormá, Josué queimou com fogo." Este versículo é parte de um relato sobre uma batalha anterior em que Josué liderou os israelitas contra os cananeus. A história de Débora em Juízes 4 é um exemplo semelhante de Deus ajudando os israelitas a derrotarem seus inimigos.

Juízes 5:15: "Por entre os barões de Issacar, e entre os de Débora, houve uma afluência de Baraque; ele correu a seus pés em meio ao vale; em Rubem foram grandes as imaginações do coração." Este versículo faz parte do cântico de Débora e descreve como Baraque, o comandante do exército israelita, liderou sua tropa para a batalha.

Números 20:16: "E quando clamamos ao SENHOR, ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e eis-nos aqui em Cades, cidade do termo teu." Este versículo é parte de um relato da história de Israel no deserto, em que Deus os livrou da escravidão no Egito. A história de Débora em Juízes 4 é outra história de Deus ajudando os israelitas em sua luta contra a opressão.

Êxodo 15:20: "E Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças." Este versículo é parte de um cântico de vitória que Moisés e o povo de Israel cantaram após Deus ter dividido o Mar Vermelho. O cântico de Débora em Juízes 5 é outro exemplo de um cântico de vitória em que a liderança feminina é destacada.


Kapitel: