Josué, 22

Bíblia Ave Maria

26 Por isso, combinamos entre nós: construamos um altar, não para holocaustos e sacrifícios,




Versículos relacionados com Josué, 22:

O capítulo 22 de Josué narra o retorno dos dois tribos e meia, que haviam sido autorizados a se estabelecerem do outro lado do rio Jordão, para suas terras de origem em Israel. Antes de retornar, eles decidiram construir um altar como um memorial de testemunho da sua relação com o Senhor. Isso gerou um grande conflito entre as tribos ocidentais de Israel, que temiam que o altar fosse usado para oferecer sacrifícios que não eram permitidos pelo Senhor. A seguir estão cinco versículos relacionados com o tema dos capítulos selecionados de outros livros da Bíblia:

Êxodo 20:24-26: "Façam um altar de terra para mim, e nele sacrifiquem os seus holocaustos e ofertas de comunhão, as suas ovelhas e bois. Em todo lugar onde eu fizer lembrar o meu nome, virei a vocês e os abençoarei. E se fizerem um altar de pedras para mim, não as trabalhem com ferramentas, pois se usarem um ferro nele, vocês o estarão profanando." Este versículo fala sobre como Deus instruiu os israelitas a construírem altares e oferecerem sacrifícios a Ele, mas também fornece detalhes específicos sobre como esses altares devem ser construídos.

Levítico 17:8-9: "Diga-lhes: Qualquer israelita ou estrangeiro que morar entre eles e oferecer holocaustos ou outros sacrifícios, mas não os trouxer à entrada da tenda do encontro para prestar culto ao Senhor, será eliminado do meio do seu povo." Este versículo fornece uma lei importante sobre onde os sacrifícios devem ser oferecidos e destaca a importância de seguir os procedimentos corretos para agradar ao Senhor.

Números 32:20-22: "Responderam a Moisés: Se permitires, daremos aos nossos rebanhos pasto aqui, nesta região. Moisés, porém, disse-lhes: Se o fizerem, quando todos partirem para a guerra, vocês ficarão aqui, sozinhos. Por que vocês querem fazer com que os israelitas percam a coragem para atravessar o Jordão e entrar na terra que o Senhor, nosso Deus, está dando a eles?" Este versículo fala sobre a importância de as tribos permanecerem unidas e apoiarem umas às outras na conquista da Terra Prometida.

Josué 1:18: "Todo lugar que a sola do seu pé pisar eu lhe dei, como eu prometi a Moisés." Este versículo fala sobre a promessa de Deus de dar toda a terra que os israelitas pisassem a eles. Ele destaca a importância de manter essa promessa e conquistar todas as terras que foram prometidas a eles.

Provérbios 17:14: "O começo da discussão é como a abertura de uma represa; por isso, antes que a briga comece, interrompa-a." Este versículo fala sobre a importância de evitar conflitos desnecessários e resolver disputas de forma pacífica. Ele pode ser aplicado ao conflito entre as tribos de Israel em Josué 22.


Kapitel: